#JMJRio2013: Catequese agrada peregrinos e voluntários


Formação, louvor, confissão, testemunhos e celebração eucarística. Tudo isso faz parte da programação das catequeses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O momento, organizado por regiões, iniciou hoje e segue até o dia 26 de julho, de 9h ao meio dia. As formações são conduzidas em 26 idiomas e em mais de 260 locais.  Destes, 51 pontos recebem catequese em espanhol, 29, em português e 22, em inglês.

Os bispos, selecionados pelo Pontifício Conselho para Leigos (PCL) do Vaticano, conduzem a formação a partir do lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Ao todo foram escolhidos cerca de 250 bispos.

O cardeal Dom Geraldo Magella Agnelo, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, esteve reunido com os jovens de língua portuguesa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, zona norte do Rio de Janeiro. O cardeal incentivou os peregrinos a não desistirem de falar de Deus no mundo. “Não tenham medo de falar sobre a palavra de Deus! Perseverem! Mas se preparem bem com a oração. O Espírito Santo agirá”, disse.

Os jovens interagiram com o formador através de questionamentos sobre Igreja, sociedade, juventude e missão. O peregrino Ademar Santos, da capital baiana, acompanhou o primeiro dia de catequese grato a Deus pela oportunidade. “Estou feliz em saber como Deus se manifesta através da voz de nossos pastores. Todo sacrifício vale muito para participar desse momento”, afirmou.

O voluntário Leonardo Maier, 23 anos, da cidade de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, e vocacionado da comunidade Paz e Mel, ressaltou a importância da proximidade entre o clero e a juventude que as catequeses estão proporcionando: “É uma honra pra gente ter um cardeal perto de nós, falando para os jovens sobre a experiência de Jornada e sobre a sua própria experiência como cardeal”.


E a experiência está sendo vivida também pelos voluntários. Pedro de Souza, 21 anos, morador de bairro carioca do Méier e paroquiano da Igreja Sagrado Coração de Jesus, acredita que um sinal desse aprofundamento desejado pelos jovens é a expressiva participação dos peregrinos nestas catequeses. “Os templos e todos aqueles locais que foram escolhidos para sediar as catequeses estão sendo absolutamente lotados por peregrinos que vem buscar um mesmo propósito, que é o caminho de Jesus Cristo”, destacou.

FONTE: JMJ Rio 2013 - 24/07/2013



Comentários