Com o objetivo de melhorar a identificação visual da Juventude Missionária (JM) no Brasil, o Secretariado Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, atendendo à solicitação da última assembleia nacional, realizada em dezembro de 2012, confeccionou uma bandeira que já se encontra à disposição dos grupos de JM.
Significado
O branco e o amarelo lembram as cores da bandeira do Vaticano e mostra que, como atividade de uma das Obras Pontifícias, a JM está a serviço do Papa na evangelização universal. O globo terrestre ao centro significa a missão até os confins da terra atendendo ao mandato de Jesus: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28, 19).
O mapa do Brasil na cor verde simboliza que, a JM do Brasil abraça os jovens de todo o mundo através da oração, sacrifício e solidariedade, atitudes representadas nos cinco jovens de joelhos e de mãos dadas. Isso é reforçado pelo lema: “Jovens missionários, sempre Solidários”. O brasão das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no canto esquerdo superior da bandeira reforça a identificação da JM com Obra Pontifícia que a anima com metodologia, carisma e identidade, o que a diferencia de outras Juventudes Missionárias existentes.
Padre Marcelo explica ainda que a bandeira não deve ser adquirida para uso pessoal. “Ela é expressão de um grupo e fez adesão a proposta de viver a missão no dia-a-dia”, explica e lança um convite: “Convidamos aos jovens da JM que forem à JMJ Rio 2013 para levarem a bandeira do grupo. Vamos juntos levantar esta bandeira para que a cada dia tenhamos uma juventude e uma Igreja mais discípula missionária de Jesus por todo o mundo”.
Como adquirir
A bandeira, em tecido oxford, estampa uma face, mede 1,10 x 1,50 cm, e pode ser adquiria mediante a colaboração de R$ 50,00. Os grupos interessados devem enviar o pedido para: material@pom.org.br
Comentários