#JMJRio2013: Campus Fidei em Guaratiba terá 32 ilhas de serviço em 22 lotes


As obras do Campus Fidei, em Guaratiba, estão avançadas. Já começa a ser montado o palco da missa que será celebrada pelo Papa Francisco. Além disso, há várias frentes de trabalho no local, de acordo com a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.

O palco tem um total de 4.000m2. Terá capacidade para 750 pessoas e contará com uma plataforma elevatória que dará acesso ao Altar e às Sacristias. O projeto é de autoria do arquiteto João Uchôa, Diretor da Ciclo Arquitetura, e foi concebido exclusivamente para a JMJ Rio2013.

De acordo com informações da empresa de arquitetura, há alguns elementos cénicos na construção do palco: uma Cruz de 33 metros de altura e duas estruturas de ferro que lembram a posição de mãos em oração na direção do céu. O ciclorama (torres de ferro que contornam o palco) remete a um órgão de tubos e tem inspiração nas catedrais góticas.

Estrutura
Os peregrinos que vão à vigília e à missa de envio no Campus Fidei, em Guaratiba, terão uma estrutura que conta com 32 ilhas de serviço distribuídas ao longo de 22 lotes. As ilhas são espaços de serviço da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 onde haverá venda oficial de comida e bebidas. Além disso, haverá estruturas como banheiros, lavatórios, mictórios, torre de vigilância, bebedouros.

O objetivo é evitar que os peregrinos precisem se deslocar constantemente entre os lotes para encontrar os serviços desejados.  A área de cada lote corresponde a, em media, 7 campos do Maracanã..Os lotes contarão com uma ou duas ilhas, dependendo do tamanho. O Campus Fidei contará ainda com 33 telões de LED para o público.

A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m². Estão previstos 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictorio.

Já estão garantidos 12 milhões de litros de água para o evento. Eles serão distribuídos por 177 bolsões. Haverá uma estação de tratamento de esgoto (ETE) dentro do terreno do Campus Fidei, para tratar a água antes de jogar na rede de esgoto. Haverá 115 bolsões de capacidade diferente para armazenagem.

Entrada nos lotes
A entrada nos lotes será por ordem de chegada. Cada lote tem várias saídas, cada uma com cerca de 40 m de largura. Vai haver controle nas entradas para evitar que haja mais peregrinos que a capacidade do local. No entanto, desde que haja capacidade, haver fluxo livre entre os lotes.

A orientação é que os peregrinos não levem barraca, mas apenas o saco de dormir. O objetivo é não bloquear a visão das pessoas e otimizar o espaço.

Comentários