Infância, Adolescência e Juventude Missionária da diocese de Crato (CE) realiza encontro elege nova coordenação



O Centro de Expansão Dom Vicente de Araujo Matos, localizado na cidade de Crato (CE), a 560 km da capital cearense, Fortaleza, acolheu nos dias 3 a 5 de maio, o encontro diocesano da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. A formação missionária contou com a assessoria dos líderes da Juventude Missionária (JM), Lucivaldo Vasconcelos e Geane, da paróquia Cristo Redentor da cidade de Fortaleza, que falaram sobre a história e o carisma da Obra da Propagação da Fé e o perfil do jovem missionário.

Coube a assessor da IAM e JM da diocese de Crato, Lucenildo Lima, apresentar as atividades e carisma das quatro Pontifícias Obras Missionárias destacando a importância de um trabalho realizado em comunhão entre as várias forças missionárias, em especial entre a IAM e a JM.

Por sua vez, Arlane Markely dos Santos Freire, coordenadora da IAM do estado do Ceará, ressaltou que a missão deve estar presente em toda a Igreja, mas “a IAM, assim como a JM, nunca devem esquecer que a missão além-fronteiras é parte do seu carisma”. A jovem falou ainda sobre os preparativos para as celebrações do Ano da IAM no Brasil (maio de 2013 a maio de 2014) e sobre o perfil das crianças e adolescentes no mundo atual.

A noite cultural foi realizada junto com as pastorais sociais da diocese que estavam reunidas no mesmo local. Na ocasião foi lançado o livro: “A vida é mais forte que a AIDS”, obra de autoria de Ronildo Oliveira, coordenador de pastoral na diocese de Crato. O autor ressaltou a importância de se respeitar as pessoas que convivem com o vírus do HIV e chamou a atenção dos jovens presentes ao encontro sobre a importância da castidade.

O encontro tinha como objetivo também eleger a nova coordenação da IAM e da JM. Para a IAM, como coordenadora foi eleita, Maria do Socorro Farias Pinheiro; vice-coordenador, Ramón da Silva Vieira; tesoureira Irismar Aparecida do Nascimento; secretária, Daniela Duarte Marinho, e para a comunicação, Wesley. Para coordenar a Juventude Missionária foram escolhidos, Natécia Silva, João Neto e Daniel.

No domingo, padre Vileci Basílio Vidal, coordenador do 13º intereclesial de CEBs, presidiu a missa para o grupo. A cidade de Crato, na região do Cariri, terra de Padre Cícero, se prepara para receber o 13º Intereclesial das CEBs a realizar-se nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014. Com o tema: “justiça e profecia a serviço da vida” o encontro pretende reunir cerca de 3.500 pessoas de todos os cantos do Brasil e representantes de países latino-americanos.

FONTE: POM - 09/05/2013

Comentários