Roraima realiza formação para assessores da IAM e lança Juventude Missionária


Intensificar a formação de assessores para grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e lançar o projeto da Juventude Missionária (JM), foram os principais objetivos de mais um encontro estadual para lideranças na diocese de Roraima, região norte do Brasil. O encontro realizado na sede da diocese em Boa Vista, nos dias 27 e 28 de abril reuniu 33 pessoas das oito áreas missionárias que compõem a diocese e contou com a assessoria dos padres André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM e Marcelo Gualberto Monteiro, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) e responsável pela JM.

A formação versou sobre temas como; o Ano da IAM no Brasil (maio 2013 a maio de 2014) e a Jornada Nacional da IAM, marcada para o último domingo de maio, em todas as dioceses que possuem grupos de IAM. Foram apresentadas ainda, as atividades das Pontifícias Obras Missionárias (POM) visando animar e formar para a missão.

Irmã Eriane Guimarães da Assunção, da congregação das Filhas da Caridade trabalha na área indígena, Região da Serra da Lua, na fronteira com a Guiana, onde se concentram 21 comunidades indígenas do povo Wapichana. “Lá existem três grupos de IAM e já estamos iniciando um trabalho com os jovens na metodologia da Juventude Missionária. Neste mês realizaremos dois encontros em blocos com eles. O objetivo, primeiramente é um despertar missionário da juventude indígena", explicou a religiosa.

Francisca Geusa, coordenadora estadual da IAM, planeja envolver grande quantidade de crianças e adolescentes nas celebrações que marcam o Ano da IAM no Brasil. “Programamos a realização de alguns encontros nas comunidades para poder divulgar essa Obra e assim evangelizar e anunciar a Boa Nova”. Para a coordenadora, “são as nossas atitudes que fazem a diferença, porque a missão é mais do que evangelizar".

Padre Marcelo Gualberto apresentou o projeto destinado a criar grupos de Juventude Missionária, também no estado de Roraima. Segundo ele, os grupos de JM são uma consequência do trabalho realizado com a IAM, uma vez que os adolescentes um dia se tornam jovens. A diocese ainda não tem grupos constituídos, mas a jovem Josélia, presente ao encontro, vem acompanhando o trabalho em outros estados. O coordenador diocesano de pastoral, padre Revislande dos Santos Araújo, também marcou presença e manifestou apoio da diocese em mais essa iniciativa.

Irmã Inês Mathias, representante da paróquia Santo Isidoro no município de Alto Alegre achou a proposta ótima. “Nós aqui em Roraima precisamos crescer no ‘ser missionário’ e estes pequenos grupos de Juventude Missionária podem ser o fermento na massa dos batizados", avaliou.

Padre André participou de uma entrevista no programa "A voz das comunidades", uma produção da Rádio Monte Roraima, onde falou sobre os trabalhos da IAM e JM pelo Brasil. Este foi o 4º Encontro estadual de formação para assessores e coordenadores da IAM, no estado de Roraima.

Comentários