Grupos Missionários da Obra da Propagação da Fé se reúnem no Paraná


A casa de retiros Dom Orione em São José dos Pinhais (PR) acolheu, entre os dias 05 e 07 de abril, um encontro de formação missionária para Grupos Missionários da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) com a participação de 17 coordenadores de Grupos do estado do Paraná. Padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da POPF, explica que atualmente, esses grupos existem somente no estado do Paraná e funcionam de modo especial, nas diocese de Curitiba, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

A organização da animação missionária no Brasil, o trabalho dos conselhos missionários, as atividades das Pontifícias Obras Missionárias (POM), a missão Ad Gente na perspectiva do documento de Aparecida e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), foram alguns dos temas abordados durante o encontro, que teve a assessoria do padre Marcelo Gualberto. No sábado à tarde os participantes recitaram o Terço Missionário e assistiram ao filme sobre a Madre Tereza de Calcutá.

"Foi uma oportunidade de reencontrar a coordenação destes grupos que muito contribuem com a missão Ad Gentes. São senhoras e senhores, em sua maioria, mas pessoas realmente comprometidas. Mesmo sendo poucos, cerca de 20, os grupos têm feito generosas contribuições financeira, espiritual e pessoal para a missão universal", destaca padre Marcelo. “A partilha sobre o trabalho foi uma oportunidade para ouvir os anseios e desejos da coordenação. Vimos a necessidade de fazer um cadastro dos grupos para assim podermos ter um maior contato com os participantes”.

Na oportunidade fez-se uma discussão sobre os subsídios para auxiliar as atividades de animação da Obra. A produção desses materiais será viabilizada pelo secretariado nacional o mais breve possível.

Jaime Carlos Patias
FONTE: POM

Comentários