EUROPA/FRANÇA - Encerramento do Ano jubilar dedicado a Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé



Hoje, 9 de janeiro, encerra-se o Ano jubilar dedicado a Pauline Jaricot (1799-1862), convocado nos 150 anos de sua morte e nos 50 anos do decreto sobre suas virtudes heroicas. As celebrações foram em Lyon, França onde Jaricot viveu e está sepultada. Declarada "venerável" pelo Papa João XXIII em 25 de fevereiro de 1963, dedicou a sua vida à missão, à oração e ao serviço aos pobres; fundou a Pontifícia Obra de Propagação da Fé (3 de maio de 1822) e o movimento do Terço vivo (1826).

O programa de encerramento do Ano jubilar contou, na tarde de amanhã, a visita à casa de Pauline Jaricot, a reza do terço e a adoração na igreja de Saint Nizier, onde Pauline Jaricot está sepultada e, na mesma igreja, às 17h, Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, proferiu uma conferência intitulada "Paulina Jaricot e a Nova Evangelização".


Às 18h30, o Card. Paul Poupard, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura, Enviado especial do Santo Padre Bento XVI, presidiu a Missa pontifical na igreja de Saint Jean Baptiste. O Cardeal está acompanhado por Mons. Francois Duthel, postulador da causa de beatificação de Pauline Jaricot, e por pe. Daniel Cardot, ex-Superior-Geral da Sociedade das Missões Africanas de Lyon. Na celebração, esteve presente também Pe. Timoteo Lehane Barrett, SVD, Secretário-geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, também como representante dos Secretariados gerais das Pontifícias Obras Missionárias.

FONTE: Agência Fides - 08/01/2013


Comentários