Tudo pronto para a 5ª Assembleia Nacional da Juventude Missionária



A Juventude Missionária do Brasil se reúne nos próximos dias 13 a 16 de dezembro, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, por ocasião da 5ª Assembleia Nacional da Propagação da Fé. Também participam do encontro anual as demais atividades da Pontifícia Obra: Grupos missionários, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários, além de um jovem animador da Juventude Missionária da Angola, África.

Esta é a primeira Assembleia que reúne representantes da Juventude Missionária de todos os estados brasileiros e das outras atividades da Propagação da Fé. A programação conta com a abertura do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, responsável pelo momento de espiritualidade missionária com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19)”.

No sábado, 15, o dia é aberto com a partilha das atividades realizadas ao longo de 2012 pelas outras obras missionárias: Infância e Adolescência Missionária (IAM); Pontifícia União Missionária e Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. A Campanha Missionária 2012 e o 3º Congresso Missionário Nacional realizado em Palmas (TO) no último mês de julho também terão espaço para partilha.

Teremos a oportunidade de ver as sombras e as luzes (dificuldades, desafios, e expectativas) da JM nos estados. Pela primeira vez teremos então a apresentação da articulação sobre as outras atividades missionárias da Obra, onde ouviremos algumas partilhas de trabalhos que já vêm sendo iniciados no Brasil”, antecipa o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto.


A Assembleia ainda irá fazer a partilha do Seminário Juventude e Missão, que aconteceu em Brasília, em setembro, e da reunião das POM no Paraguai. Também haverá espaço para o planejamento de uma série de atividades para o próximo ano, como Campanha Missionária 2013, Congresso Americano Missionário 4 e Congresso Missionário Latino-Americano 9 (CAM4/Comla9) que acontecerá em Maracaibo, Venezuela, e sobre a presença das POM na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos, conduzirá o momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2013, Fraternidade e Juventude. “Também iremos discutir alguns projetos da JM para o ano de 2013, para uma melhor articulação e vivência do carisma missionário universal”, diz padre Marcelo. O encontro irá contemplar ainda um momento de confraternização, denominado Festa dos Estados, com comidas típicas e danças de cada região.

O fechamento da agenda de encontros nos estados para 2013 acontece no domingo, último dia da Assembleia. O secretário pede orações pelo evento mais importante da Obra da Propagação da Fé a todos aqueles que contribuem para que o trabalho missionário seja difundido na Igreja sem fronteiras. “Neste momento forte para a nossa Obra gostaríamos de pedir orações para todos os membros da Propagação da Fé nas mais diversas atividades, bem como os irmãos das outras Obras que compõem a Família das POM no Brasil. Você também que sempre nos acompanha nas Redes Sociais e simpatiza com esta Obra para que possamos construir uma Igreja cada dia mais missionária, na certeza que com as graças de Deus juntos podemos crescer”

Comentários