Organização da Jornada Mundial da Juventude apresenta preparativos



Hospedagem, kit peregrino, logística, segurança, vistos e inscrições foram os pontos apresentados pela organização da Jornada Mundial da Juventude aos delegados internacionais durante o 2º Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 na segunda-feira, 26, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro.

A hospedagem para os peregrinos, em casas de família e locais comunitários, estará disponível entre 21 e 29 de julho do próximo ano. Os vistos para peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, além do clero, terão isenção a partir de fevereiro do próximo ano. As inscrições de peregrinos seguem até o último dia da Jornada, mas todos são incentivados a se inscreverem em grupo com maior antecedência possível. Toda a logística para entrega do kit peregrino, transporte e questões de segurança também foram apresentados.

A missa do dia foi celebrada por dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Em sua homilia, ele destacou que uma vida cristã autêntica coloca Jesus no centro. "Jesus, sua cruz e ressurreição, é a motivação para a experiência do despojamento", disse. "O sentido da vida surge com a entrega a Deus".

Os delegados internacionais participam de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do papa Bento 16, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Eles são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, abriu o evento ressaltando as palavras do papa Bento 16 na mensagem para a JMJ Rio2013. "Cristo é o símbolo eloquente do convite para a Jornada", disse. "Devemos deixar-nos ser atraídos por Ele". dom Orani lembrou que a JMJ se insere nos grandes evento do Ano da fé, que foi aberto pelo Sínodo dos Bispos. "O lema da JMJ Rio2013 é uma exortação missionária que Jesus deixou para toda a igreja e permanece atual até hoje."

O cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos, destacou que o Papa acompanha com grande atenção os preparativos. "A JMJ Rio2013 é um dom providencial do Espírito Santo para evangelizar os jovens deste tempo", disse. "Este encontro é uma etapa decisiva de preparação espiritual e de organização da JMJ. É um tempo de graças que acolhemos com esperança. O Santo Padre e toda a igreja têm grandes expectativas para este evento. São muitos jovens do Brasil, América Latina e todos os continentes têm se preparado com entusiasmo para vir ao Rio, nesta peregrinação de fé e gratidão. O JMJ já começou. Já vemos frutos espirituais já colhidos nas peregrinações da cruz da JMJ."

O Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello, ressaltou a atmosfera de universalidade do encontro. Isso porque são mais de 200 delegados vindos de  75 países. "Vocês mostram a virtude da unidade", afirmou. "Unidade nas diferenças. Unidade em Deus".

Na terça-feira, 27, dom Josef Clemens, secretário do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) comenta a mensagem do Santo Padre para a 28º JMJ. As apresentações focam em questões pastorais: catequeses, atos centrais, atos religiosos e culturais, voluntários e traduções, feira vocacional, pré-jornadas e semana missionária, promoção humana.

No dia 28, quarta-feira, a programação segue com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, cardeal Stanislaw Ryłko, e dom Orani. No fim da tarde, seguem para missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizam vigília.

Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013
O 2º Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 dá sequência ao 1º Encontro Internacional sobre Jornadas Mundiais da Juventude, que foi realizado em março deste ano, em Rocca di Papa, cidade próxima a Roma. Naquela ocasião, foi feito um balanço sobre a JMJ de Madri, que ocorreu em agosto de 2011. E representou um primeiro passo para a JMJ Rio2013.

Comentários