Vigília Missionária



Ambiente: O espaço da celebração deve estar preparado com um mapa mundo em lugar de destaque, as luzes devem estar semi-acesas, como música de fundo deverá haver o som do crepitar de uma fogueira a ambientar o lugar enquanto as pessoas vão entrando.


Canto (Começa-se a cantar o cântico de entrada e vão-se ligando as luzes. Inicia-se a celebração com uma procissão na qual devem ir 5 velas uma de cada cor lembrando os 5 continentes - branco, azul, vermelho, amarelo, verde. As velas apagadas devem ficar durante a celebração em frente ao altar - as velas serão acesas durante o momento penitencial).


SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE
Acendemos as velas (As velas que estão junto ao altar devem ser acesas, uma de cada vez à medida que são lidas as frases que se seguem, no início e no fim cantamos o cântico penitencial).

- Ilumina-nos Senhor com a tua luz e torna-nos atentos aos nossos irmãos, especialmente aqueles que vivem nas zonas mais desfavorecidas deste nosso mundo.

Ilumina-nos Senhor com a tua luz e desperta os nossos ouvidos e o nosso coração para os gritos dos jovens sem esperança.

- Ilumina-nos Senhor com a tua luz e desafia-nos a colocarmos as nossas mãos ao serviço dos nossos irmãos para construirmos um mundo mais justo e mais fraterno.

- Ilumina-nos Senhor com a tua luz e ajuda-me a abrir-me aos dons do teu Espírito e coloca-los ao serviço dos meus irmãos.

- Ilumina-nos Senhor com a tua luz e constrói com as nossas mãos pequenas muitas coisas pequenas que possam mudar o mundo.

Oração: Deus-Pai de misericórdia, que enviastes o vosso Filho como verdadeira luz do mundo, derramai o vosso Espírito Santo prometido, para que faça nascer em nós uma resposta cada vez mais comprometida no serviço à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA
Haverá uma procissão com a Bíblia a partir da qual saem 5 fitas, com a cor dos 5 continentes. Acompanha-se com um cântico apropriado.

Leituras
- 1 Cor 12, 12-27
- Evangelho: Mt 28, 16-20
Homilia


ORAÇÃO UNIVERSAL
Dinâmica: Somos igreja, somos comunidade construímos correntes Neste momento, somos convidados a construir uma corrente com várias tiras de papel de cores. À medida que se for lendo a oração universal a corrente ficará maior.

Presidente: Queridos irmãos e irmãs, rezemos por nós e pelas necessidades do mundo, dizendo: "Ouvi-nos Senhor".

1 – Pelos pobres e marginalizados, para que se sintam acolhidos pelo amor do Pai através da nossa ação justa e solidária. Oremos.

2 – Por todas as crianças do mundo, para que tenham acesso a uma educação integral, que lhes permita responder aos desafios deste novo milênio. Oremos.

3 – Por todos os povos que acolhem os nossos missionários, para recebam Cristo ressuscitado e o acolham nas suas vidas. Oremos.

4 – Por todos os doentes, para que se encham de esperança em Ti Senhor, sintam o consolo e o teu grande amor como bálsamo capaz de curar todas as feridas. Oremos.

5 – Por todos os jovens sem esperança, para que encontrem em Ti uma luz que os convida a sair de si e a encontrarem sentido na sua vida na entrega e no serviço aos irmãos. Oremos.

Presidente: Senhor nosso Deus, Tu que envias o teu Espírito para que toque os corações sedentos da verdadeira vida. Que continuemos a nascer para entregas de amor neste nosso mundo cada vez mais enfraquecido, para que o Evangelho se torne vivo e o mundo caminhe na paz e na unidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.


TESTEMUNHO MISSIONÁRIO
Canto e envio (durante o canto trazer até o altar alguns símbolos missionários)

Mapa-múndi ou globo - O mundo é o local onde vivemos e onde podemos ser sinal de Ti, Senhor. Queremos trazer até Ti este mundo cheio de imperfeições e fragilidades, mas também com muita vontade de contigo o tornarmos num lugar melhor.

Capulana - Trazemos esta capulana, tecido versá??l, símbolo do trabalho e da cultura da mulher nos países africanos. Com ela queremos colorir e trazer até ao teu altar o rosto de todas as mulheres que diariamente são força e vida nas suas famílias e nas suas comunidades.

Cartaz com muitas mãos Trazemos, Senhor, este cartaz repleto de mãos, mãos cheias de disponibilidade que queremos levar através de todos os voluntários que se colocam ao serviço dos mais necessitados.

Cruz missionária - A cruz é símbolo de sofrimento, mas também de esperança. Queremos hoje trazer até Ti toda a esperança que os voluntários trazem dentro de si, sinal de fé e reflexo de Ti.

Distribuímos por cada participante na celebração uma pequena vela. As velas que foram acesas no início da celebração vão agora passar por todas as pessoas e espalhar a sua luz, acendendo-se as velas pequenas. Cada pessoa será luz que deverá colocar ao serviço do próximo. Enquanto a luz vai chegando a todos, pode-se cantar um cântico apropriado.

Pai Nosso (Cantamos o Pai Nosso e damos as mãos a quem está ao nosso lado.)


ORAÇÃO FINAL
Presidente: Senhor nosso Deus, desça sobre nós a vossa bênção, para que a oração pela missão, a dedicação ao anúncio do Evangelho e o apoio à Igreja missionária continuem presentes hoje e sempre, na vida de cada batizado e de cada comunidade cristã, para, desta forma colocarmos em prática o mandamento do amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Bênção Solene
Olhai, Senhor, para o povo fiel
que implora a vossa misericórdia,
para que todos aqueles que em Vós confiam
possam levar a toda a parte
o testemunho do vosso amor.

Abençoai, Senhor, este povo
que espera confiadamente na vossa misericórdia
e fazei que receba abundantemente
o que por vossa inspiração deseja.

Favorecei sempre, Senhor, com o auxílio celeste
o povo que Vos é consagrado,
para que possa dilatar-se por todo o mundo
e cumprir fielmente os vossos mandamentos.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Comentários