Mensagem do Secretário Nacional da Propagação da Fé e Juventude Missionária, por ocasião ao Dia Nacional da Juventude



Ser Missionário, sem deixar de ser Jovem

Neste dia 28 de outubro, mês missionário, mês do rosário, mês que celebramos a nossa padroeira, dia das crianças, dia do nascituro e outras tantas comemorações que temos neste mês, venho até você jovem dizer: Parabéns pelo seu dia. Hoje é o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Pelo Brasil temos uma grande festa neste dia, comunidades com alegria hoje celebram juntos com o tema: Juventude e Vida e como lema: Qual vida vale a pena ser vivida? E com este tema e lema que norteia neste ano os DNJs realizados nos mais diversos rincões deste nosso Brasil.

Sabemos da tamanha responsabilidade que é imposta à nossa juventude, tudo que não dá certo, se acredita que a juventude possa melhorar, seja na sociedade, na Igreja e nas mais diversas instituições; esta pressão às vezes torna o jovem um pouco sem saber aonde ir. Ele se vê amarrado a tantas responsabilidades que acabam por deixar de ser o que é próprio de sua idade: jovem!

Claro que as responsabilidades devem sim ser cumpridas, porém, o jovem precisa viver com entusiasmo e alegria este momento tão bonito e ímpar de sua vida; algumas vezes, essa etapa se torna conflituosa, obscura. No geral vemos uma juventude determinada, talvez meio dispersa, mas quando encontra pessoas que o entende é muito amável e se deixa conduzir realmente pela proposta de Jesus e do Evangelho.

Querida, Juventude Missionária do Brasil, a Obra da Propagação da Fé acredita muito no potencial de vocês como jovens e protagonistas da missão, por um mundo mais solidário, estando perto de quem está longe.

Para você ser missionário, não queremos que deixe de ser jovem, poderá muito bem assumir o mandato de Cristo: “Ide, e fazei discípulos todos os povos” (Mt, 28,19).

Gostaria que gravassem sempre estas palavras do nosso papa Bento XVI: "Vós jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como espécie de fuga do presente. Pelo Contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto Jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresenta desfigurada". (Discurso do Papa Bento XVI aos Jovens , 10 de Maio de 2007 - Estádio do Pacaembu, São Paulo – SP)

Juventude Missionária, sempre solidária é um jeito jovem de ser missionário, por isso queremos juntos nesta grande primavera da juventude no Brasil ganhar forças para um autêntico protagonismo juvenil missionário universal. Desejamos que cada um de vocês vista a camisa de discípulos missionário de Jesus com uma fé autêntica, estampando no rosto a alegria de acreditar, viver e anunciar este Deus que, nascendo em nosso meio, quis permanecer jovem para nos dizer que na juventude encontramos uma grande alegria em fazer a vontade do Pai.

Portanto, celebrar hoje o Dia Nacional da Juventude é muito mais que vivenciar apenas um dia, é ver quantas alegrias em 2012 nossa juventude brasileira tem alcançado. É olhar para tantas omissões que poderiam não ter acontecido se fôssemos mais profetas em denunciar aquilo que não condiz com uma juventude sadia.

Sejam vocês queridos amigos os protagonistas de uma Igreja e uma sociedade mais solidária com tantos jovens espalhados pelo Mundo.

Jovens Missionários, Sempre solidários!
Juventude Missionária, um jeito jovem de ser missionário!

Pe. Marcelo Gualberto   
Secretário Nacional da Pont. Obra da Propagação da Fé

Comentários

Anônimo disse…
um dia muito lindo nas paroquias onde os jovens festejaram um data dedicada a eles, e com muita alegria e entusiasmo louvaram ao senhor com cantos, dança e outras atitudes tambem.......