Manaus acolhe encontro estadual da Juventude Missionária



O 2º Encontro Estadual da Juventude Missionária (JM) teve lugar em Manaus (AM) nos dias 13 e 14. Com assessoria do secretário nacional da pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, a formação contou com a participação de jovens da arquidiocese de Manaus e prelazia de Coari.

Aos participantes foi apresentada a Juventude Missionária, seu carisma, perfil do jovem missionário. Foram abordadas também as diversas atividades da Pontifícia Propagação da Fé e como elas estão organizadas no Brasil.

Ainda no primeiro dia, o padre Marcelo explicou como os Conselhos Missionários estão organizados e estruturados nos âmbitos nacional, regional, diocesano e paroquial, além de destacar o papel de cada um no processo da missão. Foram mostrados também alguns vídeos da Campanha Missionária com os testemunhos de vários missionários. À noite foi realizada a oração do terço missionário e um momento de descontração com os participantes que cantaram e realizaram brincadeiras.

No segundo dia o encontro iniciou-se com uma celebração eucarística. Em seguida foi feita um reflexão em grupo sobre a Doutrina Social da Igreja abordando a temática da missão e que ela deve levar em conta os aspectos sociais e culturais da sociedade. Discutiu-se que o jovem missionário deve estar atento aos apelos da sociedade em que vive. Em seguida, o padre Marcelo explanou sobre a JMJ mostrando a mobilização que está sendo feita pelas Pontifícias Obras Missionárias e as atividades e eventos que serão realizados para a Juventude Missionária.

O encontro serviu também para definir novos passos para o processo de expansão da JM no Amazonas. Os jovens, Joaquim da Silva (município de Coari) e Marta Vito (município de Manacapuru) agora compõem a coordenação estadual da JM juntamente com jovens de Manaus.

Fernando Furtado

Comentários