Jovens da Oceania/Papua Nova Guiné se preparam para o Ano da Fé e para a JMJ Rio 2013


O Ano da Fé é "uma ocasião para renovar e revitalizar a nossa fé católica, e isso pode ser mais fácil para os jovens da Papua Nova Guiné seguindo os passos do Beato Peter To Rot, modelo de fé de nossos tempos": com estas palavras o Núncio Apostólico na Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão, o Arcebispo Santo Gangemi, dirigiu-se aos jovens da Arquidiocese de Rabaul.

A notícia publicada pela Agencia Fides informa que o Núncio encontrou os jovens alguns dias atrás, numa visita aos centros juvenis de várias paróquias e realidades laicas. Lembrando que o "Ano da fé está para chegar, visto que será aberto pelo Papa Bento XVI em 11 de outubro próximo", Dom Gangemi exortou os líderes das comunidades juvenis "a serem responsáveis nas diferentes realidades eclesiais, promovendo uma participação ativa" na vida pastoral.

Os jovens estavam engajados num programa especial de formação, organizado pela Comissão para a Juventude, da Conferência Episcopal de Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão - continua a nota - . Eles escolheram dois Patronos especiais: o Beato Peter To Rot e Santa Maria Goretti.

Peter To Rot, leigo catequista e mártir foi eleito padroeiro da Jornada Mundial da Juventude Austrália 2008. Durante a II Guerra Mundial, seu povoado, Rakunai, foi ocupado pelos japoneses, e os missionários foram presos, mas To Rot assumiu a responsabilidade da vida espiritual de seus concidadãos. Quando as autoridades legalizaram a poligamia, o Beato Peter a recusou. Ele foi morto com uma injeção em julho de 1945 por um médico japonês. Foi o primeiro beato da Papua elevado à glória dos altares em 17 de janeiro de 1995 por João Paulo II.

Atualmente, sob a orientação de Pe. Shanti Puthussery, PIME, responsável pela Comissão Episcopal para a Juventude, os jovens de 22 dioceses de Papua e Salomão, estão seguindo um percurso de preparação para a "Jornada Mundial da Juventude", que se realizará no Rio de Janeiro em 2013.



Comentários