Hino da JMJ Rio 2013 será conhecido nesta sexta-feira



O Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 será lançado nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, na festa “Aventura da Cruz”. O evento contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil), e do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ.


Em um palco montado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, uma sucessão de eventos artísticos e religiosos marcará, a partir das 20h, a divulgação do Hino oficial da JMJRio2013. A Jornada, que é considerada o maior evento mundial direcionado à juventude, reunirá milhões de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho do ano que vem, na cidade do Rio de Janeiro.

O lançamento do Hino “Esperança do Amanhecer!” será feito por Dom Orani João Tempesta, às 22h, seguido de missa presidida por Dom Giovanni D´Aniello e de Vigília. O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o Padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte, Minas Gerais. São dele grandes músicas litúrgicas do Brasil, como "Toda bíblia é comunicação" e "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo".

Inspirado na natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor e no tema da JMJ – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –o Hino tem letra e melodia simples. Para o Padre José Cândido, a maior expectativa é em relação à sua repercussão entre os jovens durante a Jornada. "Espero que cause entusiasmo e alegria. Esta é a maior gratificação”, aponta.

Tanto o Hino quanto o clipe – que foi filmado no Cristo Redentor com câmeras Full HD (High Definition) e contou no seu elenco com cerca de 150 voluntários – foram produzidos pelo renomado produtor musical Marco Mazzola, da MZA Music. “Quando recebi a missão do Hino, senti que precisava dar cara jovem, moderna, com uma ritmia que pudesse embalar toda a juventude. Foi quando um dia, dirigindo, escutei uma voz que dizia: seja audacioso, faça com que a batida do coração do Senhor possa sacudir toda a juventude do Brasil e do mundo. E este foi mais um dos desafios da minha vida”, diz Mazzola. Além de Bispos do Estado do Rio e de sacerdotes, estarão presentes nesta sexta-feira os cantores que participaram da gravação do Hino e do clipe da JMJ: Adriana Arydes, Olivia Ferreira, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar e Leandro Souza (banda Frutos de Medjugore).

A escolha da data e do local foi proposital: além do bairro de Santa Cruz estar completando 445 anos, neste dia comemora-se na Igreja Católica a “Festa da Exaltação da Santa Cruz” e a cruz é o principal símbolo das Jornadas mundiais da Juventude. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Praça Dom Romualdo, número 11. O evento é gratuito, aberto ao público e estima-se a presença de 10 mil pessoas.

Programação da festa “Aventura da Cruz” e lançamento do Hino da JMJ Rio2013
18h - Encontro dos jovens com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil)
20h - Animação com DJ's católicos, para acolher a juventude
20h45 - Apresentação do Setor de Juventude (Coordenadores Gerais dos jovens na Arquidiocese do Rio de Janeiro)
21h - Início do show dos cantores católicos
22h - Palavras do Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello e lançamento do Hino feito por Dom Orani João Tempesta
22h30 - Missa presidida pelo Núncio
23h45 - Procissão para dentro da Igreja - Inicio da Vigília dos Jovens Adoradores
00h - Vigília dos Jovens Adoradores (que acontece toda segunda sexta-feira do mês).


Informações adicionais sobre a JMJ Rio2013
A 28ª Jornada Mundial, que é um evento maior do que Copa do Mundo e Jogos Olímpicos juntos, é o maior evento direcionado à juventude do mundo. O “saco de dormir” e o “mochilão” representam o espírito da JMJRio2013, que promete atrair jovens de todos os continentes, raças, etnias, credos e religiões para celebrar a amizade, a união, o despojamento, a convivência, a descontração e a fé, além de deixar um significativo legado social, cultural, econômico e artístico para a cidade e para o Brasil. “Esta cidade, especialista em receber bem, como é a sua marca registrada – o Cristo Redentor de braços abertos – também se rejuvenescerá com a vinda de tantos jovens de etnias e línguas diversas. Será o maior evento desses últimos tempos nesta cidade maravilhosa”, diz Dom Orani João Tempesta.

Desde o dia 29 de agosto – quando foi lançada oficialmente em coletiva de imprensa na Arquidiocese do Rio a abertura das inscrições dos peregrinos pelo sistema online traduzido em sete idiomas – já foram inscritos 661 grupos – o que corresponde a um total de 18.106 pessoas de pelo menos 51 países diferentes (dados atualizados em 11 de setembro). A expectativa é que 60 mil voluntários atuem na Jornada, em todos os aspectos logísticos. “Os voluntários são a alma da Jornada e, pelo voluntariado, estes jovens altamente engajados em torno de um objetivo comum exercem de fato a juventude, com descontração e ao mesmo tempo concentrados no alvo de fazer da JMJ um sucesso”, revela Pe. Ramon Nascimento, Diretor do Setor de Voluntariado. Até o momento, já estão inscritos 50 mil voluntários.

Os Atos Centrais da JMJ devem ocorrer na Praia de Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz em julho do ano que vem. Paralelamente, serão realizadas programações e atividades culturais ao longo de todos os dias da JMJ Rio2013, como a participação do Circo do ator Marcos Frota. O Hino se soma à logomarca e à oração oficial da JMJ para formar a identidade do evento em sua versão brasileira. Um dos critérios para a seleção exigia que a letra refletisse o rosto da juventude do Brasil e do mundo. O diretor do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, Pe. Arnaldo Rodrigues, destaca a relação entre o Hino e o lema da JMJ Rio2013. "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações' é a base do Hino", diz. O Hino e a logomarca são os dois pontos principais que formam a identidade e “dão a cara” do evento. Na JMJ Rio2013, decidiu-se que estas escolhas seriam feitas através de concurso, possibilitando que qualquer pessoa pudesse contribuir de maneira direta com a construção da Jornada.

A logomarca da JMJ Rio2013 foi inspirada na forma do coração. Este coração representa a acolhida de Cristo e é composto por vários elementos que representam a cidade que sediará o evento: o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor – uma das sete maravilhas do mundo moderno e o símbolo mais conhecido da cidade que, de braços abertos, acolhe a todos. A cruz contida no Pão de Açúcar reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz, além de fazer menção à Cruz Peregrina que tem percorrido todo o Brasil. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo, que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional. A logomarca foi eleita por meio de um concurso lançado mundialmente e o vencedor foi um jovem designer brasileiro (Gustavo Huguenin) que hoje trabalha no setor de Comunicação do COL.

Da assessoria de impresa da JMJ Rio 2013

Comentários