1º Encontro Diocesano da Juventude Missionária (EDJUM) na Diocese de São Miguel Paulista/SP



Nos dias 15 e 16 de setembro, representantes da Juventude Missionária (JM) da Diocese de São Miguel Paulista, se reuniram na Casa Nazaré, em Suzano/SP, para realizar seu primeiro encontro diocesano de formação e planejamento.

O encontro foi dividido em três blocos: "Quem somos?", "Onde estamos" e "Qual é a nossa Missão". Para ajudar na assessoria os participantes contaram com a colaboração de um jovem seminarista Salesiano, Volnei Rafael, que apresentou a realidade dos jovens no Brasil e no mundo. "Nosso papel como jovens cristãos, é ser jovens com Cristo. Ser como Cristo foi... Porém, essa missão não é fácil!" - alertou o assessor.

Já o bloco "Onde estamos", foi trabalhado pela equipe diocesana do Setor Juventude. Leonardo Teixeira, coordenador do Setor Juventude na Região Episcopal Penha, apresentou um breve histórico da Diocese de São Miguel Paulista, a estrutura do Setor Juventude e apresentou o Documento 85 da CNBB que tata sobre a Evangelização da Juventude. Já Aline Brito, coordenadora de comunicação do Setor, deu algumas orientações sobre os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no próximo ano no Rio de Janeiro. "Estamos contando com o apoio do nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral e de vários padres. A juventude está unida e trabalhando bastante, organizando o Dia Nacional da Juventude, a abertura da Campanha da Fraternidade 2013 e a Semana Missionária, em vista da Jornada Mundial da Juventude e da melhor organização e divulgação dos trabalhos juvenis de nossa diocese" - declarou Aline.


Os momentos de espiritualidade também foram marcantes, tendo destaque a celebração realizada na manhã de domingo, 16. Além disso, os participantes dedicaram um bom tempo para estudar a vida de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. "Paulina Jaricot, quando fundou a Obra da Propagação da Fé era jovem como nós e vivia sua juventude. É um belo testemunho e exemplo para nós. Precisamos divulgar mais a sua história nos nossos grupos de Juventude Missionária" - afirmou Kelly Ribeiro, assessora da Juventude Missionária na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá.

Ao final do encontro,  a equipe planejou a caminhada diocesana da Juventude Missionária. Para uma melhor integração, os grupos voltam a se reunir no mês de dezembro, com o objetivo de celebrar a caminhada realizada. Um novo EDJUM já foi marcado para o mês de setembro do próximo ano, além da Missão Jovem, que será realizada em janeiro, no litoral Norte de SP.

Rodrigo A. Piatezzi
Assessor de Comunicação da IAM/JM


Comentários