Assessores da CNBB se reúnem em todo país com responsáveis pela evangelização jovem



Com o objetivo de integrar os responsáveis pela evangelização juvenil das dioceses, entre bispos e padres referenciais, além de leigos, os assessores nacionais da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio e Antônio Ramos do prado (Pe. Toninho), visitam, desde maio, os 17 regionais da Conferência dos Bispos por todo país.

Nesta quinta-feira, 28, os assessorem estão em Manaus (AM), onde também abordam temas como Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e preparativos; Semana Missionária que antecederá a JMJ em todas as dioceses; Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será Juventude; projeto "Bote Fé", com a peregrinação dos símbolos da Jornada, inclusive o Bote Fé na Vida; Dia Nacional da Juventude; Seminários Nacionais de Formação para jovens; e Jovens Conectados, como principal canal de comunicação para a juventude católica da Igreja no Brasil.

Com uma agenda certamente cheia, padre Sávio e padre Toninho se alegram pelo resultado das reuniões e afirmar que mais de 90% das dioceses brasileiras tem participado destes encontros. ”Isso ajuda a ter uma linguagem mais uniforme para os diversos assuntos e atividades que envolvem a evangelização dos jovens, além de ser uma ocasião de dirimir dúvidas das dioceses sobre eventos importantes que o Brasil tem presenciado, com todo esse caminho de preparação da JMJ”

Até o momento, os assessores percorreram estados da região Norte, Centro Oeste, Sudeste, Nordeste e parte do Sul do Brasil. Até final de julho, visitam os estados restantes da região sul.

Semana Missionária
Este é um dos principais assuntos abordados na visita dos assessores aos regionais. De 17 a 20 de julho de 2013, as 276 dioceses do Brasil realizarão a Semana que tem como objetivo acolher peregrinos estrangeiros que chegarem ao Brasil antes da Jornada e de promover atividades culturais, missionárias e de espiritualidade.

Em outras JMJ, a Semana era chamada de “Dias nas Dioceses” ou “Pré-Jornada”, mas sempre tendo como meta oferecer aos jovens de outras nações uma experiência nas comunidades locais do país sede da JMJ.

Confira aqui uma apresentação explicativa da Semana Missionária e como ela pode ser organizada.

Comentários