JM Rumo a Jornada Mundial da Juventude 2013



Jovens Missionários, sempre solidários! Queridos jovens missionários de todo o Brasil como está bonito ver a juventude se organizar e protagonizar um dos momentos mais ricos para evangelização da juventude brasileira a nível nacional. A peregrinação dos símbolos da JMJ tem oportunizado um encontro pessoal com Jesus Cristo a muitos jovens, e tem incitado a eles também a partilhar com outros jovens esta alegria e para alguns esta novidade chamada Jesus Cristo.

Em preparação a esta grande festa juvenil que é a JMJ RIO 2013 há vários momentos de celebração, que não deve ser substituído pelos momentos formativos na base de cada grupo de juventude missionária, pois bem sabemos que a formação qualificada dos jovens na missionariedade se dará lá no seu grupo pequeno em que se vive a missão estando perto de quem está longe.

Porém convido a todos da JM do Brasil, além de fazer comunhão, incentivar as atividades proposta pelo Setor Juventude Nacional que vem ao encontro da preparação da JMJ RIO 2013.

Muitas dioceses, quase a metade, 138 ainda receberão os símbolos, se disponham como Juventude Missionária na preparação deste momento junto ao setor juventude, façam parte, estejam presentes animando e articulando o Bote Fé em sua diocese.
Aqueles que já receberam os símbolos em suas diocese lhes convido a mergulhar em mais outros momento, são eles: 

- Bote Fé na Vida - 22 de Julho, com a Corrida de Rua, onde iniciará a contagem regressiva de um ano para JMJ Rio 2013, será realizado em todas as dioceses do Brasil, articule e participe com seu grupo. JM Rumo a JMJ RIO 2013.

- Preparação para Semana Missionária de 2013 – a CNBB lançará em julho um subsídio para jovens e outro para adultos que preparará com oito reuniões toda a Igreja para a Semana Missionária em Julho de 2013. Participe, faça esta formação. Que a JM em peso possa contribuir nesta preparação.

- Seminário Nacional de Juventude e Missão – 28, 29, 30 de Setembro, aqui em Brasília com este seminário abriremos o mês missionário 2012. Fique atento quando abrir as inscrições no site dos Jovens Conectados.

- Campanha da Fraternidade – Como sabemos em 2013 teremos a juventude como tema, se envolva faça as formações proposta pela Campanha.

- Semana Missionária 2013 – 16 a 20 de julho de 2013 será realizada em todas as dioceses do Brasil, pela primeira vez na história da Igreja teremos uma Semana de Missão a nível nacional.

- JMJ RIO 2013 – 23 a 28 de Julho, onde celebraremos a jovialidade de ser católicos juntamente com o PAPA na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

- Campanha Missionária 2013 – Com uma transversalidade missionária da Campanha da Fraternidade também teremos a juventude como tema, momento de consolidar um pouco mais os fruto da JMJ RIO 2013.

- Pós-JMJ RIO 2013 – Enquanto JM quais são os frutos que colhemos da Jornada e como operacionalizar na vida dos grupos de juventude missionária sem perder a nossa identidade carisma.

Preparem-se também para o concurso da logomarca da JM Rumo a JMJ 2013, vencerá a criatividade.

Portanto, gostaria que os Coordenadores, estaduais e diocesanos, divulgassem e incentivassem todos os jovens missionários a não perder estes momentos de partilha, formação, oração, celebração e missão. É a JM Rumo a JMJ Rio 2013.

 Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional
Pontifícia Obra da Propagação da Fé

Comentários