Encontro busca articulação da Juventude Missionária no estado de São Paulo



Seis dioceses (São José do Rio Preto, Bragança Paulista, Campo Limpo, Guarulhos, Campinas e Araçatuba) representadas por 50 jovens, do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) acolheram nos dias 4 a 6, o Encontro de Formação e Articulação para a Juventude Missionária do estado, que aconteceu na Casa de Formação de Cursilhos e Cristandade, em São José do Rio Preto.

A formação teve por objetivo apresentar a Juventude Missionária (JM), seu carisma, metodologia e articular a atividade com o objetivo de divulgá-la no Regional Sul 1. “Foi um encontro importante para a articulação da JM no estado, pois até então faltava articulação para que a atividade pudesse ser apresentada e divulgada”, comenta o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto.

Durante todo o dia de sábado, 5, foi trabalhado alguns temas como, “o que é, qual a metodologia, carisma, espiritualidade da JM”. Uma das propostas deste encontro foi articular de tal modo que cada Sub-regional tenha uma pessoa referencial da JM para que as dioceses circunvizinhas, quando necessitarem de alguma informação ou formação, possam ter perto uma pessoa que esclareça as dúvidas a respeito da JM.

Além do trabalho de implantação da JM aos interessados em sua diocese, a pessoa referencial irá às dioceses pertencentes ao Sub-regional fazer a divulgação da JM. Como quatro dos oitos sub-regionais não tiveram representação houve uma divisão no encontro para que aqueles que participaram levem às dioceses que não tiveram representação.

O encontro favoreceu os objetivos de levar a Juventude Missionária às dioceses que ainda não a conhecem, segundo padre Marcelo. “Acreditamos que haverá uma melhor divulgação e articulação da JM no estado de São Paulo fazendo surgir o interesse das comunidades em conhecer e posteriormente criar os grupos de Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM)”, disse.

Apoiou a realização do encontro a Infância e Adolescência Missionária (IAM) Estadual e Diocesana de São José do Rio Preto, bem como a coordenação do Conselho Missionário do Regional Sul 1 (Comire – São Paulo).

Já está marcado para os dias 20 a 22 de julho deste ano o 5º Encontro Estadual da JM, que será realizado na cidade de Guarulhos. São convidados, além dos referenciais dos sub-regionais, representantes das dioceses para que a atividade da JM possa atingir com mais força as bases da Igreja.

O estado de São Paulo, eclesiasticamente, pertence ao Regional Sul 1 da CNBB, que por sua vez é subdividido em oito Sub–regionais. São eles: São Paulo I, São Paulo II, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, Aparecida, Botucatu, Campinas e Sorocaba.

Comentários