Juventude Missionária reúne 250 jovens no 9º ERJAM - Centro-Oeste


A missionariedade da Juventude Missionária diante dos meios de comunicação, Campanha da Fraternidade 2012, partilha da fé nas comunidades. Esses foram alguns dos momentos e temas de destaque do 9º Encontro Regional da Juventude Missionária (9º ERJAM) realizado em Novo Gama (GO), entre os dias 13 e 15 de abril.

O encontro regional reuniu 250 jovens vindos de oito dioceses (Brasília, Palmas, Porto Nacional, Luziânia, Uruaçu, Ipameri, Jataí, São Luiz dos Montes Belos) do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).

Após a acolhida dos jovens nas famílias, em nove comunidades, houve missa de abertura do encontro presidida pelo bispo diocesano de Luziânia (GO), dom Afonso Fioreze, e concelebrada pelos coordenadores do Conselho Missionário Regional (Comire – Centro-Oeste), padres Jomelito e Bernardo e pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto.

As reflexões sobre CF-2012, “Fraternidade e Saúde Pública” foram conferidas pelo padre Bernardo e, sobre “a missionariedade da juventude diante dos meios de comunicação” pelo padre Marcelo, que destacou a importância do evento. "O ERJAM é sempre uma oportunidade de celebrar a caminhada missionária da Juventude no Centro-Oeste, assim, nada melhor que celebrar com o entusiasmo da ressurreição e que Jesus nos diz: ‘Como o Pai me enviou assim vos envio’, por isso sempre acontece no primeiro fim de semana após a Páscoa”. O secretário também falou sobre a organização da Juventude Missionária no Brasil e sobre os preparativos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Terminadas as reflexões, os jovens retornaram às suas comunidades.

O sábado teve início com a Eucaristia, e logo após houve uma gincana missionária onde as dioceses puderam usar suas criatividades. A parte da tarde do sábado foi dedicada às visitas missionárias. Cada diocese saiu para evangelizar porta-em-porta nas comunidades que foram acolhidas encerrando às 17h com a partilha nas comunidades das experiências missionárias daquela tarde.

À noite, como de costume, houve a “Noite cultural” que animou a paróquia onde os jovens e as famílias que os acolheram. Cada diocese preparou uma atividade cultural para apresentar. As atividades de sábado foram encerradas com a premiação para as dioceses vencedoras nas gincanas. O 1º Lugar ficou com a arquidiocese de Brasília; o 2º com a diocese de São Luiz dos Montes Belos e o 3º com a diocese de Ipameri.

Os jovens missionários das dioceses presentes também entregaram os cofrinhos dando uma soma de R$ 649,67. “Esta ajuda é tirada do sacrifício e renúncia dos jovens missionários e enviada pelas Pontifícias Obras Missionárias a outros jovens do mundo”, comentou padre Marcelo. O domingo, último dia do encontro, houve a partilha das dioceses e avaliação do andamento dos trabalhos da Juventude Missionária nas dioceses. Os jovens missionários também participaram da missa na comunidade paroquial. O próximo ERJAM será em 2015 na diocese de Ipameri (GO).

Comentários