Grupos de Propagação da Fé em formação no Paraná



No fim de semana, dias 30 e 31 de março, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, assessorou o Encontro de Formação para Grupos de Propagação da Fé em São José dos Pinhais (PR). Participaram duas dioceses: São José dos Pinhais e Ponta Grossa.

Durante o encontro foram trabalhados os temas “O papel das POM e Propagação da Fé no mundo e no Brasil e também sobre o 3º Congresso Missionário Nacional”. De acordo com o secretário, o encontro foi oportuno para conhecer os grupos. “Foi uma oportunidade de conhecer estes grupos que eram acompanhados pelo padre Fabiano Kachel e que com muito entusiasmo tem ajudado muito na Propagação da Fé”, disse.

Padre Marcelo explica, abaixo, sobre esses grupos, onde eles estão e quais os seus propósitos:

No Brasil existem estes grupos apenas no Paraná (Curitiba, Ponta Grossa e São José dos Pinhais). São pessoas na maioria senhoras e senhores que participam de outros movimentos como, por exemplo: o Apostolado da Oração, mas que em suas reuniões sempre tiram um momento para conversar sobre a Propagação da Fé, a realidade missionária da Igreja e que dão sua contribuição mensal para a missão universal.

Há também uma outra experiência no Paraná, que chamamos de “Agregados da Propagação da Fé”, que são pessoas que entendem a necessidade de ajudar a missão universal, mas que não podem estar presente em reuniões ou grupos missionários devido a correria do dia-a-dia ou por já fazerem parte de vários grupos na paróquia.

Então estas pessoas assumem um compromisso pessoal que é:
•    Rezar todos os dias pelas missões;
•    Oferecer pequenos sacrifícios no decorrer do dia pela Propagação da Fé;
•    Participar e oferecer mensalmente uma missão pelas Missões universais;
•    Contribuir mensalmente com qualquer quantia em dinheiro para missão universal;
•    Formar seu espírito missionário pela leitura de revistas missionárias.
•    Corresponder mensalmente com algum Missionário Brasileiro em missão Ad Gentes.

O que é a Pontifícia Obra Propagação da Fé?
É uma das quatro obras das Pontifícias Obras Missionárias que visa promover a consciência de todo povo de Deus da sua vocação missionária universal. Dentro da Propagação da fé temos cinco atividades de animação missionária são elas: 
Grupos Missionários: é um serviço de animação missionária oferecido pela Pontifícia Obra Propagação da Fé, que busca manter o espírito missionário nos agentes pastorais da Igreja. Aqui temos:
•    Grupos de Propagação da Fé: São grupos de 12 pessoas que se reúnem para refletir a palavra, partilhar experiências missionárias, fazem sua contribuição financeira para as missões universais e cumpre os seis compromissos missionários no mês.
•    Agregados da Propagação da Fé: São pessoas que entendendo a necessidade de ajudar a missão universal, mas que não podem estar presente em reuniões ou grupos missionários devido a correria do dia-a-dia ou por já fazerem parte de vários grupos na paróquia se associam a um Grupo de Propagação da Fé, mas não participa da reuniões. Porém cumpre os seis compromissos missionários no mês.
Juventude Missionária, é um serviço de animação missionária oferecido pela Pontifícia Obra Propagação da Fé, para despertar, avivar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens.

Famílias Missionárias, é um serviço de animação missionária oferecido pela Pontifícia Obra Propagação da Fé para que as famílias sejam missionárias em seu ambiente e além – fronteiras.

Idosos e Enfermos Missionários, é um serviço de animação missionária oferecido pela Pontifícia Obra Propagação da Fé onde os idosos e enfermos que desejarem, se associam para oferecer suas dores, orações, contribuições financeiras e sãs vidas pelas missões.

Dia Mundial das Missões, animação missionária oferecido pela Pontifícia Obra Propagação da Fé, celebrado em todo mundo no penúltimo domingo de outubro, é a festa da catolicidade e da solidariedade universal. Foi instituída em 14 de abril de 1926, pelo papa Pio XI a pedido do Conselho Superior Geral da Propagação da Fé.

Venha fazer parte de uma de nossas atividades missionárias, não podemos nos satisfazer com apenas animação missionária em nosso país devemos ir além. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” Mt. 28,19

FONTE: POM - http://pom.org.br

Comentários