Cardeal Rylko em coletiva no Rio: "O investimento no jovem, é o melhor investimento possível"


No último dia da visita dos membros do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) ao Rio de Janeiro, a comitiva de Roma liderada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do PCL, junto de membros e do presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva. Durante o evento o Cardeal ressaltou que o “investimento no jovem é o melhor investimento para o futuro da Igreja e do mundo de hoje”.

Estiveram presentes representantes de rádios, jornais e canais de TV de vários lugares do Brasil, dos meios de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de outros meios católicos. A reunião foi aberta com umas breves palavras de Dom Orani que apresentou os membros do PCL presentes na ocasião: o Cardeal Stanislaw Rylko, o padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e pelo padre João Wilkes Chagas, junto dos outros bispos brasileiros presentes.


Dom Orani deu as boas vindas à imprensa e lembrou que esta foi uma semana importante para a preparação da JMJ Rio2013. Nela os membros do PCL puderam escutar os responsáveis pelas distintas comissões do COL e reunir-se com autoridades da Arquidiocese do Rio e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para falar dos avanços feitos na preparação do evento que contará com presença do Papa em julho de 2013.

De igual maneira o arcebispo destacou a importância das reuniões que a comitiva de Roma teve com representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal assim como a oportunidade de visitar locais e avaliar a estrutura do Rio para o evento que espera reunir milhões de jovens de todo o mundo.

O Cardeal Rylko afirmou que o “estado dos trabalhos estão bastante avançados” e ficou particularmente impressionado com alguns aspectos específicos deste intenso trabalho de preparação: “o entusiasmo e a alegria dos que estão empenhados neste caminho de preparação, o sentido responsabilidade e profissionalismo do trabalho que está sendo feito e o fato que o trabalho de preparação foi confiado em grande parte aos próprios jovens”.

Assim os jovens do Rio, também os jovens brasileiros, não são somente consumidores do evento, mas sujeitos ativos que o preparam, que o criam em certo sentido”, ressaltou Dom Rylko. O Cardeal ficou impressionado também com a “criatividade dos brasileiros”. Cada Jornada Mundial dos Jovens, disse, traz sempre algo que novo suscita surpresa, maravilha: “Tenho certeza que estas novidades positivas e belas e de certo modo fascinantes, certamente não faltarão aqui no Rio de Janeiro”.

Dom Rylko recordou que a Jornada volta depois de 25 anos ao continente latino-americano, lembrando que foi precisamente em Buenos Aires, onde ocorreu a primeira JMJ fora de Roma. Segundo o Cardeal a Jornada do Rio “dará um novo impulso missionário e de alegria na fé a todo o continente latino-americano”.

Ele ficou impressionado com a comunhão entre as autoridades civis e representantes do COL e da Igreja e ressaltou que ambos chegam a uma conclusão comum: “o investimento no jovem é o melhor investimento que se pode fazer para o futuro do Brasil, o futuro da Igreja e o futuro do mundo”.

Finalmente o presidente do PCL disse que o ponto culminante da sua estadia no Rio foi a Eucaristia no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado. “Foi um momento muito importante, uma pedra fundamental no caminho de preparação para JMJ do Rio de Janeiro. Lá podemos compreender ainda melhor que aquele que convida os jovens ao Rio de Janeiro é o próprio Cristo” . “Foi ali no Corcovado que foi lançado uma mensagem aos jovens do mundo inteiro. Ali o Cristo do Corcovado dizia a todos: eu vos espero aqui no ano 2013, porque tenho algo muito importante a dizer a cada um de vocês”, disse Dom Stanislaw Rylko.

O Cardeal recordou ao final de seu discurso á imprensa as palavras do Papa Bento XVI: “encontrar a Cristo é a aventura mais bela que pode acontecer na vida da pessoa. Porque Cristo não tira nada do que é belo e grande na vida de um homem: Ele dá tudo. Eu estou seguro que os jovens do mundo inteiro já entenderam esta mensagem”.

Estamos voltando a Roma com uma grande certeza: que a JMJ do Rio será um evento importantíssimo para os jovens do mundo inteiro. Seja para a Igreja ou para o povo brasileiro”, concluiu.

Dom Orani destacou que no fim do mês haverá uma reunião de três dias em Roma com representantes do COL e representantes Pontifício Conselho para os Leigos, assim como de conferencia episcopais e comunidades e movimentos de vários países para avaliar a última JMJ realizada em Madri e lançar o caminho de preparação para a próxima Jornada no Rio de Janeiro.

FONTE: http://www.rio2013.com - 02/03/2012

Comentários