ÁSIA/MIANMAR - Os jovens e a Palavra de Deus: o futuro da missão em Mianmar


A Palavra de Deus como "dom que infunde coragem e esperança na vida dos jovens; como "ponto de referência para uma vida autenticamente cristã"; como "instrumento precioso" nas mãos dos jovens que se tornam evangelizadores num país que está mudando: é o que está sendo proposto nestes dias aos jovens cristãos birmaneses, reunidos numerosos em Lokaw para participar do VI Congresso nacional dos jovens católicos birmaneses, intitulado: "Come together, share the Word, live the Eucharist" ("Reunir-se, compartilhar a Palavra, e viver a Eucaristia").

No encontro, que começou em 26 de março e termina em 1º de abril, "respira-se um clima de Jornada Mundial da Juventude", da qual os jovens católicos birmaneses querem participar, pensando no próximo evento da JMJ 2013 no Brasil" - nota à Fides um sacerdote de Loikaw.
O Congresso representa um momento importante para a juventude birmanesa, que vive sua fé numa fase de transição social, política e cultural do país. Por isso, a Igreja birmanesa dedica grande atenção ao encontro, que tem a participação de muitos Bispos e recebe a visita do Núncio Apostólico, o Arcebispo Giovanni D'Aniello. Uma das sessões de reflexão é dedicada ao tema "Os caminhos da Palavra: a missão" e visa enfocar o dever dos jovens de fazerem-se missionários na missão, em suas vidas, no contexto em que vivem, na sociedade. A assembleia refletirá também sobre a relação entre a Eucaristia e os jovens e a importância de cultivar uma profunda vida espiritual.

Participa deste encontro uma delegação de jovens da Ação Católica que nos últimos dias esteve também no primeiro encontro continental do Fórum internacional da Ação Católica. O encontro foi em Bancoc, e se centrou no papel dos leigos e dos jovens na Igreja da Ásia, que reuniu jovens da Tailândia, Índia, Filipinas, China, Laos e Mianmar.

FONTE: Agência Fides - 29/3/2012

Comentários