ÁSIA/CHINA - Católico portador de deficiência assassinado por defender uma garota; uma das dez pessoas que deram um exemplo heróico na província de Hebei



Wu Wen De, católico portador de deficiência que sacrificou sua vida defendendo uma garota de um ladrão, foi escolhido pelos mais importantes meios de comunicação chineses como uma das dez pessoas que comoveram a província de Hebei, fortaleza da Igreja Católica chinesa, com seu comportamento heróico. Os católicos locais reconheceram seu autêntico testemunho de fé, pago com sua vida, seguindo o exemplo de Cristo que deu sua vida por amor ao próximo.

Segundo o que foi referido à Agência Fides por Faith de Hebei, na tarde de primeiro de maio do ano passado, o grito desesperado de ajuda de uma garota quebrou a tranqüilidade da pequena cidade de Gao Cheng, na província de Hebei. Nenhum dos outros passantes, a pé ou de carro, parou para ajudar a garota que estava lutando com um ladrão. Wu Wen De, que estava limpando a chaminé de uma fábrica de ferro nas proximidades, depois de ouvir os gritos correu imediatamente para o lugar onde o assalto estava acontecendo, não obstante fosse deficiente de nascença por causa da poliomielite. Ele não hesitou em enfrentar o ladrão, mas o homem, enfurecido, o golpeou com 11 facadas. Wu Wen De morreu por sangramento pouco depois de ser levado para o hospital. Em seu funeral estava presente não somente toda a comunidade católica, mas também várias pessoas comuns que foram espontaneamente, além de autoridades municipais e provinciais.

Wu Wen De foi nomeado como "exemplo moral da cidade", "herói da justiça e da coragem", com reconhecimento oficial. A comunidade católica local está orgulhosa dele.

FONTE: Agência Fides - 17/01/2012

Comentários