ÁSIA/FILIPINAS - A Igreja lança o projeto "Adota uma família": Natal com os refugiados de Mindanao


Os desabrigados de Mindanao, atingidos pelo tufão Sendong, não passarão o Natal sozinhos, em centros montados para desabrigados. Serão hospedados por famílias poupadas pelo desastre, em clima de compartilha e solidariedade: é o que refere à Agência Fides o Arcebispo de Cagayan de Oro, Dom Antonio J. Ledesma, ilustrando a iniciativa da Igreja local denominada "Adota uma família", "para aliviar a dor, consolar as pessoas que perderam seus entes queridos, suas casas e a esperança".

A Diocese, que assim como a de Iligan, compreende o território atingido pelo tufão, lançou o projeto "Adota uma família", convidando todas as famílias a hospedar no dia de Natal uma família de desabrigados. A iniciativa obteve um sucesso imediato, que foi além dos confins diocesanos, e os agentes pastorais de Cagayan estão certos de que todas as 7 mil famílias de desabrigados "vão encontrar uma mesa pronta, um lugar onde ser acolhidas fraternalmente, no espírito do amor cristão, onde transcorrer o Santo Natal".

Pe. Socretes Mesiona, Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias das Filipinas, diz à Agência Fides que está "surpreendido pelos sinais de caridade e solidariedade que a população filipina está demonstrando neste doloroso momento", e prossegue: "Os filipinos estavam esperando a celebração do Natal e a participação na "Missa do Galo", a tradicional novena que se celebra na madrugada. A trepidante expectativa se transformou repentinamente em desespero. Como um ladrão no meio da noite, o tufão se abateu sem piedade, derrubando casas e submergindo milhares de pessoas. Ajuda e assistência são urgentemente necessários".

FONTE: Agência Fides - 21/12/2011

Comentários