AMÉRICA/BRASIL - A Juventude Missionária do Brasil olha para o futuro



No final da quarta Assembleia nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e da Juventude Missionária (JM), realizada na sede da Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, com a participação dos representantes de todos os estados do país, a Direção nacional das POM enviou à Agência Fides uma nota com as principais conclusões.

Entre as diversas decisões tomadas, a jovem Sara Guerra, coordenadora da JM no Ceará, representará a Juventude Missionária da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Cone Sul. De 8 a 15 de maio, João Guilherme, do Paraná, junto a outro jovem, representará a Juventude Missionária do Brasil nas Missões do Paraguai, um evento que se celebra todos os anos neste país.

Para a Jornada Mundial da Juventude de 2013, que se realizará no Rio de Janeiro, foram nomeados alguns responsáveis para organizar o aspecto missionário do evento. Foi estudada uma proposta da JM para o tema e o slogan para a campanha Missionária 2013: "Juventude em missão" e o slogan "Ide e fazei discípulos todos os povos" (Mateus 28:19), o mesmo da Jornada Mundial da Juventude 2013. A proposta será apresentada à Direção nacional das POM. Outra decisão importante foi alargar os destinatários do material relativo à JM: enquanto no início era dirigido aos jovens entre os 15 e os 25 anos, agora será dos 15 aos 30 anos, adequando-se às indicações das Nações Unidas (ONU) segundo as quais são considerados jovens as pessoas incluídas nesta faixa de idade.

O Secretário Nacional da Pontifícia Obra de Propagação da Fé e JM, Padre Marcelo Gualberto, disse sobre a Assembleia: "Foi um evento muito positivo, com a participação de muitos jovens em sua primeira experiência, mas com uma bagagem missionária muito grande. Vivemos uma experiência muito rica, com contribuições muito preciosas, como a do Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e a palestra do padre Savio Corinaldesi".

Veja as fotos do encontro em nossa página do flickr.


FONTE: Agência Fides - 28/12/2011

Comentários