Conheça a Escola de Vida para jovens da Comunidade Missionária de Villaregia



Vida e comunhão, vida missionária, vida de providência, oração, formação humana e cristã”. Estes são os cinco pilares da Escola de Vida (EdV) da Comunidade Missionária de Villaregia (CMV). Trata-se de uma experiência para jovens que viveram um encontro pessoal com Deus e desejam dedicar nove meses de sua vida para conhece-lo melhor e aprender a anuncia-lo, vivendo em comunhão.

Os jovens da EdV se preparam à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 que será realizada em 2013 no Rio de Janeiro. A Escola acolhe jovens entre 17 e 27 anos, com o objetivo de torná-los evangelizadores, capazes de testemunhar e anunciar a vida de comunidade, a fraternidade universal e o serviço aos pobres.

Nas diferentes atividades que a EdV contempla, os jovens são ajudados a colocar Deus no centro de sua própria existência e a reconhecê-lo presente na história. Um itinerário formativo dinâmico e profundo favorece o desenvolvimento integral da pessoa e faz com que os participantes conheçam, interiorizem e vivam as verdades da fé cristã.

Durante os nove meses, os jovens experimentam a gratuidade também através do dom de si nos pequenos trabalhos do dia a dia e descobrem os próprios talentos, colocando-os a serviço dos outros em várias experiências concretas de evangelização.

Ao lado dos missionários e das missionárias da CMV, os participantes vivem um estilo de vida sóbrio e solidário, experimentando a beleza da vida fraterna e comunitária, estabelecendo amizades abertas e aprendendo a acolher e a valorizar os outros nas suas diversidades pessoais e culturais.

Ao concluir a EdV, os jovens voltam para suas casas e suas paróquias enriquecidos e formados para promover e animar grupos e iniciativas eclesiais, a serviço da Igreja local e do mundo inteiro.

A primeira etapa da EdV (de fevereiro até metade de julho) é vivida na sede da CMV em Belo Horizonte e a segunda etapa (de julho a novembro) na sede da CMV em São Paulo. 

As inscrições aos jovens interessados estão abertas até o dia 31 de dezembro. Mais informações em www.escoladevidacmv.com.br

A CMV
A Comunidade Missionária de Villaregia (CMV) é uma Associação Pública Internacional de Fiéis, de direito pontifício, fundada em 1981, na Itália, por padre Luigi Prandin e Maria Luigia Corona. 

O nome “Comunidade Missionária de Villaregia” sintetiza o seu programa de vida:
- “Comunidade”: empenham-se em viver, constantemente, em comunhão entre eles e com cada irmão. 
- "Missionária”: Desejam ser comunidade para a missão, fazer missão sendo comunidade, enviados a testemunhar e anunciar a Boa Nova em países necessitados de ajuda espiritual e material.
- “Villaregia” designa uma pequena cidade, na Itália, sede da casa mãe.

A CMV é sustentada pela Providência: seus membros doam toda a sua vida e tudo o que possuem para viver com aquilo que Deus oferece. Tudo o que precisam chega através da generosidade e da partilha das pessoas.

A Associação é composta por pessoas de diferentes estados de vida: os membros efetivos (hoje cerca de 600), que doam suas vidas a Deus com os votos de pobreza, obediência e castidade celibatária (ou conjugal para os casados) e o voto de Comunhão para a Missão Ad gentes. Os membros agregados (hoje cerca de 20 mil): pessoas que colaboram com os objetivos da CMV, sem vínculo de votos. Além desses dois grupos, contam-se cerca de 400 mil simpatizantes espalhados pelo mundo.

A CMV está presente no Brasil (em Belo Horizonte e em São Paulo), na Itália (com 7 sedes) e em outros 5 países: Peru, Costa do Marfim, Moçambique, Porto Rico, México. 

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários