"O Dia Mundial das Missões é a primeira evangelização"



Em entrevista à Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o arcebispo Fernando Filoni, falou sobre o Dia Mundial das Missões e o destacou como a primeira evangelização. “a nova evangelização olha para quem já recebeu e conhece o Evangelho ou que tendo recebido, por exemplo, no Sacramento do Batismo, já quase esqueceu, para não dizer que o ignora. O Dia das Missões, ao invés, é a primeira evangelização, como o Concílio Vaticano II, no Decreto Ad gentes afirma: ‘a primeira missão da Igreja é a de anunciar o Evangelho’. Junto com o anúncio se faz, porém, também a evangelização de quem o recebeu. Como dicastério nós estamos comprometidos, sobretudo a chegar àqueles 5 bilhões de homens que não conhecem o Evangelho e isso para nós se torna a missão principal”, destacou Filoni.

O prefeito também falou do tema escolhido por Bento XVI para o Dia Mundial das Missões deste ano “Como o Pai me enviou, eu também vos envio”, tirado do Evangelho de João. “A escolha deste tema pelo Santo Padre tem como referente, antes de tudo, o Pai, porque existe uma missão que vem de Deus, é confiada a Jesus e Jesus, por sua vez, a confia aos homens; esses homens são os Apóstolos e os Apóstolos confiam aos seus sucessores e, portanto, à Igreja”, explicou.

Completou destacando o significado do Dia Mundial das Missões para a Igreja e o vasto trabalho que tem pela frente. “Até quando existir um homem que não conheça o Evangelho e não conhece o amor de Deus, torna-se essencial para a Igreja, e em particular para a nossa Congregação, disse o prelado, levar o anúncio do Evangelho, também a esse último irmão”: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. A Igreja se encontra hoje neste ponto, de ser enviada a realizar o mandamento de Jesus.

Como surgiu o Dia Mundial das Missões
Era o ano de 1926 quando a Obra da Propagação da Fé sugeriu ao papa Pio XI instituir um Dia anual em favor da atividade missionária da Igreja presente em todo o mundo. O pedido foi acolhido e no ano sucessivo, em 1927, foi celebrado o primeiro Dia Mundial das Missões, estabelecendo que o mesmo fosse celebrado a cada penúltimo domingo de outubro, tradicionalmente reconhecido como mês missionário.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários