COMISE de Guanhães/MG se une à JM em encontro missionário



O COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) realizou o 4º encontro da Juventude Missionária, nos dias 1º e 2 de outubro de 2011. O encontro começou às 9h com a presença de duas jovens, Kamilly e Ellen, vindas da diocese de Caratinga (MG), que conduziram as atividades no dia 1º. Jovens missionários de 8 paróquias da Diocese estiveram presentes: Conceição do Mato Dentro, Sabinopólis, Coluna, Paulistas, Guanhães, Dores de Guanhães, Materlândia e Divinolândia de Minas.

“Nesse encontro pudemos aprender mais o significado da Missão e por que ela serve de base para nossa vida”, explica Thaís Mariano, agente da Pastoral da Comunicação (PASCOM) na diocese e do grupo de jovens Shalom, de Conceição do Mato Dentro (MG).

Os partipantes, no período da tarde, dividiram-se em grupos de 4 componentes para realizarem reflexão e laboratórios sobre o serviço missionário nas comunidades paroquiais. “Fomos num bairro com população pobre, mas que mesmo assim não desistia de seus sonhos, porque tinha fé enorme em Deus para continuar sua caminhada. Chegamos às casas e isso era motivo de alegria para todos que se encontravam ali e para nós missionários também, escutamos cada história que nos fez chorar”, contou Thaís. À noite, os jovens missionários participaram da celebração do 8º dia da Novena de São Miguel, padroeiro da paróquia e da diocese.

“No dia seguinte, 2, falamos como foram as experiências das missões do dia anterior. Concluímos que foi um momento maravilhoso e emocionante. Lembramos muito daquelas pessoas que sentiram tanta felicidade em nos ouvir falando de Deus”, ressaltou a agente da PASCOM.

Na segunda parte do encontro, as missionárias Érica Júlia (Secretária Estadual da Juventude Missionária) e Cida (Secretária do Comire – Conselho Missionário Regional), de Ipatinga (MG), realizaram uma palestra sobre o serviço missionário nos dias de hoje. Na oportunidade, as palestrantes nos falaram sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu em Madri (ESP) neste ano.

Com presença de 1 milhão e meio de jovens de todo o mundo e do Papa Bento XVI, foi a primeira vez que a JMJ reuniu jovens dos 5 continentes. “Foi maravilhoso está no meio dessa juventude enraizada na fé em Cristo”, disse Érica. “Na chegada, recebemos tudo que ia acontecer naqueles dias da jornada, recebemos até uma bolsa onde continha café da manhã, almoço e jantar”, contou a palestrante.

Os brasileiros estavam mais perto do Papa Bento XVI no palco quando anunciou-se que a próxima JMJ, em 2013, será no Rio de Janeiro (Brasil). Foi um momento de festa para todos que ali se encontravam e para quem acompanhava ansiosamente daqui do Brasil o destino da Jornada”, informou Érica. “Havia uma estátua enorme do Cristo Redentor, de gesso, que quando acendia ficava aquela maravilha e com um clima brasileiro de ser. Agora ficamos aqui na espera da Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro, e que se Deus quiser será uma coisa espetacular para o nosso país”, disse.

Por fim venho aqui também agradecer primeiramente a Deus por ter me dado a oportunidade de participar de mais um encontro da Juventude Missionária em nossa Diocese de Guanhães e claro aos seminaristas do COMISE, Jânio Ribeiro, João Gomes, Paulo Henrique, José Aparecido e André Lomba. Que Deus possa iluminar sempre vocês nesse caminho maravilhoso que é chamado Missão”, concluiu Thaís Mariano.

Comentários