AMÉRICA/CHILE - "A Missão e os desafios da Nova Evangelização". O Chile celebra o Dia das Missões


Em vista do Dia Mundial das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias do Chile prepararam um calendário rico de atividades em nível nacional com um objetivo específico: "Para como Igreja chilena, despertar e relançar o empenho com a Igreja Universal por meio da oração, e segundo as próprias responsabilidades, com a contribuição em ajudar as missões e os missionários nos cinco continentes".

Segundo informações enviadas à Agência Fides pela Direção Nacional das POM, entre o material predisposto para a celebração do Mês Missionário de outubro, encontra-se o subsídio "A Oração leva à Missão". Com efeito, para as POM a oração é um dos alicerces para construir o compromisso e o espírito missionário. Trata-se de "rezar junto com o Pai para se tornar verdadeiros discípulos missionários". As POM do Chile imprimiram mais de 500 mil opúsculos com o convite à oração pelas Missões.

Uma das atividades que tiveram maior repercussão nas comunidades católicas chilenas foi a Campanha do Terço Missionário "Um Terço de Amor Missionário pela Evangelização". A pelo menos 1.500 casas, foi enviada uma pequena caixa com o Terço Missionário construído por detentos de uma Penitenciária do Chile.

A celebração que lançou o Mês Missionário foi presidida pelo Arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, em coordenação com as POM, na Catedral metropolitana de Santiago. Na circunstância, o Arcebispo entregou o "círio da Missão" que abriu a "Mision Joven", prevista no plano pastoral para 2011 e 2012. Dentre as iniciativas ligadas ao Mês Missionário, recordamos que na Diocese de Santa María de Los Ángeles foi celebrada a Primeira Jornada de formação Missionária para Jovens (JOMIS). Na Diocese de Osorno, o Diretor nacional das POM, Pe. Gianluca Roso, conferiu uma palestra intitulada "A dimensão missionária da Igreja", da qual participaram vários agentes pastorais de toda a Diocese.

Nos Seminários de todo país realizaram-se atividades ao redor do tema: "Seminaristas da Igreja Chilena engajados em se tornar discípulos missionários no exemplo de Cristo". No Seminário Cristo Rei da Diocese de Rancagua, realizou-se o Encontro Nacional de Seminaristas sobre o tema, do qual participaram seminaristas dos 8 seminários maiores do país.  Sábado, 15 de outubro, na cidade de Santiago, houve a "Marcha Missionária" com o slogan "A Alegria de ser Católicos", da qual participaram mais de 50 mil fiéis, com a presença de pessoas provenientes de outras regiões, como Rancagua, Melipilla, Talagante, San Bernardo e Viña del Mar. A Infância Missionária também convocou um encontro para seus vários grupos.

Uma das novidades deste ano é o Primeiro Congresso Missionário de Educação Superior (CMES), a se realizar em 21 de outubro com o tema "Apóstolos de uma Nova Evangelização", coordenado pelas POM com os diversos grupos de pastoral universitária. Dentre as personalidades que farão reflexões ou conferências, citam-se. Pe. Gianluca Roso, Diretor Nacional das POM; Dom Ivo Scapolo, Núncio Apostólico no Chile; Dom Octavio Ruiz, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que apresentará o tema "Desafios da Nova Evangelização"; Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal.  A celebração principal do Dia Mundial das Missões será no domingo, dia 23 de outubro, no Santuário Nacional de Maipú às 12h, presidida por Dom Octavio Ruiz, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

FONTE: Agência Fides - 20/10/2011

Comentários