A Dimensão Missionária nas Paróquias é tema da 1ª Semana de Formação para Párocos


Uma semana após a 1ª Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, que aconteceu na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, agora é a vez da Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários.

A formação, mais uma iniciativa da parceria POM e Centro Cultural Missionário (CCM), ocorre entre os dias 6 e 10 e conta com a participação de 42 sacerdotes de várias regiões do país. O encontro atende às exigências da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana, realizada em Aparecida, SP, em maio de 2007, que, por meio do seu documento final, o Documento de Aparecida (DAp), sugere um despertar missionário em toda a Igreja da América Latina e Caribe, inclusive por meio das paróquias, as quais o DAp chama de “células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e da comunhão eclesial”.

A 5ª Conferência Geral é a oportunidade para que todas as nossas paróquias se tornem missionárias.” Ainda, segundo o Documento, é necessária “uma valente ação renovadora das paróquias, a fim de que sejam de verdade espaços da iniciação cristã, da educação e celebração da fé”, destaca o DAp sobre a ação missionária.

Para responder a essas exigências, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti; e o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, comentam que a Semana é “a oportunidade oferecida pelas duas instituições para os párocos e vigários fazerem uma reflexão aprofundada com intercâmbio de experiências sobre paróquias missionárias”.

Serão objeto de discussão durante a Semana de Formação para Párocos e Vigários, os temas Kairós da Missão nos Documentos do Magistério com Enfoque Pastoral – Documentos do Concílio Vaticano II até Aparecida, assessorados por padre Estêvão Raschietti; A caminhada Missionária da Igreja no Brasil desde a Fundação da CNBB, pelo fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; eOrganograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões, pela Equipe de padres das POM.

Formadores de Seminário
A 1ª Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, realizada de 23 a 27 de maio, reuniu 32 formadores de várias regiões do Brasil.

A iniciativa foi impulsionada pelo 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho de 2010, em Brasília, DF. “Os seminaristas observaram durante aquele Congresso a necessidade de os formadores também ouvirem sobre a temática missionária. Foi mais um apoio para realizarmos esta formação”, disse o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Savio Corinaldesi.

As temáticas do encontro foram abordadas pelos quatro padres das Pontifícias Obras Missionárias, que falaram sobre as Obras Missionárias e suas dinâmicas de trabalho; pelo fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga, que ministrou a palestra Kairós da Formação nos Seminários em Vista da Missão, e pelo secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti, que fez a abertura da formação com o tema A Dimensão Missionária no Atual Contexto da Formação Presbiteral.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários