Paraná em estado de Missão.

COMIPRO - Londrina

Aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI da Arquidiocese de Londrina/PR a primeira reunião do COMIPRO – Conselho Missionário Provincial, da Província Eclesiástica de Londrina. Nossa Província Eclesiástica é formada pela Arquidiocese de Londrina e pelas dioceses de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Apucarana.

A primeira reunião deste ano teve como prioridade o planejamento das atividades missionárias que vão realizar a nível de província. Foi um encontro alegre e de muito entusiasmo missionário, contando pela 1° vez com a Participação da Juventude Missionária, na pessoa do Jovem Renan Maia coordenador da JM da Arquidiocese de Londrina e delegado da mesma para a provincia.

COMIPRO - Curitiba

E no dia No dia 25 de março festa da Anunciação reuniu-se o Conselho Missionário da Província Eclesiástica de Curitiba, na Diocese de União da Vitória. O COMIPRO de Curitiba compõe as Dioceses de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e União da Vitória.  Realizou-se a Oração inicial, Leitura do Evangelho  do dia, seguido das Palavras de acolhida e agradecimento de Dom Sergio, Bispo de Ponta Grossa e referencial para o Conselho Missionário do Regional,  lamentou-se  a morte do  Pe. Fabiano Kachel,SVD (Coordenador Diocesano das POMs da Diocese de São José dos Pinhais) Regional Sul II,  que ocorreu por volta da meia noite,  sua partida para casa do Pai foi  um momento de forte sentimentos de tristeza. Houve uma partilha das experiências da equipe dos Missionários de São José dos Pinhais, e dos membros do COMIRE sobre ele. Pe. Fabiano será sempre uma escola viva de Missiologia pela Vida, testemunho, ensino e articulação Missionária.

A presença de Dom João Bosco, Bispo Diocesano de União da Vitória  e agora  Presidente da CNBB Regional Sul II foi muito boa, sobretudo importante. Suas palavras foram de incentivo e apoio as atividades Missionárias, confirmando que se faz necessário criar o sujeito Missionário Instituído pela seriedade da Missão. A Juventude Missionária se fez presente na pessoa de João Guilherme, coordenador estadual do Paraná.

João Guilherme de Melo Simão
Coordenador da JM no Paraná

Comentários

Cadi disse…
Que legal, conheço dois desses aí, o Pe. Rosinei e a Sueli. Abraços a todos, vocês estão de parabéns com essa missão linda pelo PR e pelo mundo... Também faço parte de um pedaço dessa missão, com a Infância Missionária...