Lançada a Campanha da Fraternidade 2011 que discute mudanças climáticas e aquecimento global


Uma coletiva de imprensa na Quarta-Feira de Cinzas, 9, abriu a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sede da própria Conferência. Durante a coletiva, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, CNBB disse que a Campanha deste ano apresenta uma reflexão bastante ampla, refletida em dois grandes temas preocupantes: ‘aquecimento global e mudanças climáticas’. “A partir desses pontos, a Igreja no Brasil vem mostrar que estamos preocupados em discutir temas relevantes para a sociedade viver melhor”.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirmou que um dos passos importantes da Campanha que começa hoje é mobilizar as pessoas em torno de políticas públicas por mudanças que favoreçam o desenvolvimento da temática proposta.

Queremos mobilizar a sociedade para agir de forma positiva nos diversos níveis da sociedade civil e dos poderes constituídos para a aplicação de políticas que favoreçam um planeta melhor para todos viverem”, frisou o secretário da Campanha.

Padre Luiz fez ainda uma síntese do texto-base da CF-2011. Destacou, entre outros pontos, o trabalho que é feito nas bases da Igreja para o desenvolvimento da Campanha. Ele criticou o atual sistema de produção e consumo que contribui “para a exclusão social”.

Algumas ações concretas que a Campanha sugere nos níveis pessoal, comunitário e de governo para a preservação do meio ambiente foram enumeradas por dom Dimas.

O cidadão pode colaborar com pequenas ações e cultivar hábitos saudáveis como a utilização de fontes renováveis de energia, como é o caso da energia solar, coleta seletiva de lixo, a própria questão do respeito com relação à água”, advertiu.

O secretário disse ainda acreditar na mobilização coletiva para a mudança de comportamento e educação das pessoas para um modo de vida que favoreça a humanidade.

Coleta Solidária
A Coleta da Solidariedade, feita no Domingo de Ramos, 17 de abril, é um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade. Os recursos são destinados prioritariamente a projetos que atendam aos objetivos da CF-2011. As organizações que desejarem obter apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, de acordo com os critérios de destinação previstos para a CF, deverão consultar os sites da CNBB e Cáritas Brasileira para mais informações: www.cnbb.org.br e www.caritas.org.br. Os projetos serão analisados por um Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade, nomeado pela CNBB.

Campanha Missionária 2011
Numa parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) também pautaram para a Campanha Missionária 2011, que acontece em outubro, um tema relacionado ao da CF deste ano. “Missão na Ecologia”. Este é o tema da campanha missionária que, diferentemente da Campanha da Fraternidade, que foca nos problemas do Brasil, se volta para a questão ambiental em todos os continentes. Além disso, aponta respostas missionárias para a crise ambiental em todo o planeta.

A coleta nacional da Campanha Missionária acontece entre os dias 22 e 23 de outubro.

FONTE: POM

Comentários