Planejamento e troca de experiências marcam Encontro Nacional da JM

Jovens de todo o Brasil estão reunidos na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, participando do 3° Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais da Juventude Missionária.

Na manhã desta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, foram apresentadas a caminhada realizada pelas Pontifícias Obras da Infância e Adolescência Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária.

Pe. André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária destacou os encontros de formação e animação realizados por todo o país. Segundo dados, em 2009 e 2010 foram realizados mais de 400 EFAIAM's (Encontros de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária) realizados no Brasil, com assessoria do secretariado nacional e pelos coordenadores e equipes regionais da Infância e Adolescência Missionária. Em sua fala, Pe. André recordou o trabalho que vinha sendo realizado pelo Pe. Edson Assunção, que faleceu no dia 03 de maio de 2010 e até então assumia esta responsabilidade.

Em seguida, Pe. Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional das Pontifícias Obras de São Pedro Apóstolo e União Missionária, apresentou a origem e objetivos das duas obras e a caminhada que vem sendo realizada pela Igreja no Brasil. Destacou o 1° Congresso Nacional de Seminaristas realizado no mês de julho, com cerca de 150 participantes e o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos COMISEs (Conselhos Missionários dos Seminários). Segundo ele "há uma sensibilidade expressiva dos seminaristas e por isso a Igreja no Brasil sentiu a necessidade de um primeiro congresso dedicado especialmente a formação missionária destes".

Finalizando as atividades da manhã, os participantes foram divididos em grupos para organizar as diretrizes e programação dos Encontros de Formação de Líderes da Juventude Missionária de nível 2, que são oferecidos aos coordenadores e assessores que já possuem uma caminhada missionária. Estes encontros são oferecidos pelas coordenações estaduais da Juventude Missionária, com assessoria das Pontifícias Obras Missionárias, e tem por objetivo dar continuidade ao trabalho de formação aos jovens que já participaram dos encontros de implantação de Juventude Missionária e estão à frente dos grupos.

O encontro segue até domingo, dia 06 de fevereiro.

Juventude Missionária - POM


Comentários