Centro Cultural Missionário realiza Assembleia Geral


O Centro Cultural Missionário (CCM) realizou na quinta-feira, 17, a sua Assembleia Geral Ordinária. Durante o encontro, foi discutido o relatório das atividades realizadas pelo CCM, a aprovação do balanço de 2010 e o orçamento para 2011, além da apresentação das atividades para este ano.

No ano passado, o CCM promoveu oito iniciativas: dois cursos para os missionários estrangeiros, que duraram 90 dias, cada um; dois cursos de formação missionária para brasileiros enviados a outros países ou regiões missionárias; um curso para animadores missionários; um curso para os presbíteros; uma Semana brasileira sobre Missão Continental e um primeiro Congresso Missionários de Seminaristas. Ao todo, cerca de 350 pessoas participaram das iniciativas do CCM.

Em seguida, a coordenadora da Assistência jurídica do Serviço de Colaboração Apostólica (SCAI), irmã Rosita Milesi, apresentou os trabalhos realizados durante o ano de 2010. O SCAI é o departamento do CCM que tem por finalidade prestar assistência administrativa e jurídica aos missionários de outros países.

Foram acompanhados cerca de 460 processos, incluindo vistos de entrada, prorrogações de prazo, permanência definitiva, bem como envio de missionários para outros países. Foram, nos últimos dez anos, 1.100 missionários de 70 países diferentes que chegaram ao Brasil e receberam assistência do SCAI.

Ainda durante a Assembleia foi apresentada a irmã Ana Fusinato, recém-chegada ao CCM para integrar a equipe da direção, como coordenadora dos cursos.

Participaram da Assembleia o subsecretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antonio Silva da Paixão; representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM); Conselho Missionário Nacional (Comina); Conselho Indigenista Missionário (Cimi), além do diretor Presidente, dom Sérgio Eduardo Castriani e membros da administração.

FONTE: CNBB

Comentários