Biblioteca Missionária São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus é inaugurada na sede das POM

No dia 05 de fevereiro, durante o 3º Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais da Juventude Missionária, os participantes, juntamente com os assessores e funcionários das Pontifícias Obras Missionárias (POM), participaram da solenidade de inauguração Biblioteca Missionária São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Na ocasião, Monsenhor Daniel Lagni fez uma retrospectiva do trabalho de reunião e catalogação do acervo iniciada em 1999 quando chegou às POM; o mesmo informou que em 2004 houve uma primeira tentativa de informatização e, no início de 2009, voltou a se organizar a biblioteca quando foi oficializada a doação do acervo pessoal do Pe. Fabiano Kachel, Missionário do Verbo Divino, de São José dos Pinhais, Paraná.

Mons. Daniel continuou dizendo que apesar de não estar completa, a biblioteca contém coleções de revistas, periódicos que não existem em outra parte do País e que dentro da área da Missiologia, talvez seja a melhor do Brasil; com possibilidade de futuramente digitalizar todas as obras, deixando seu acervo on-line, possibilitando a sua utilização em qualquer parte do mundo.

Pe. Joaquim Andrade, provincial da Congregação do Verbo Divino, enviou uma carta onde expressou a imensa alegria pela dedicação que as POM deu à biblioteca pessoal do Pe. Fabiano, desejando “que esta doação contribua de forma concreta com os pesquisadores do campo da missiologia e outras áreas pastorais para produzir uma reflexão profunda e autêntica para o desenvolvimento das atividades missionárias tanto no Brasil quanto no exterior”.

Pe. Camilo Pauletti, novo diretor nacional das POM proferiu a benção e solenemente foi descerrada a placa comemorativa da biblioteca.

A Biblioteca Missionária São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, fica localizada na sede das POM, em Brasília/DF e conta com um acervo de cerca de 5.630 exemplares de livros; 4.300 periódicos (revistas e boletins missionários) e 230 peças áudio visuais (filmes, vídeos e fotografias missionárias de diversos países). Além de livros religiosos a mesma conta em seu acervo títulos ligados à Política, Ciências, Antropologia, Sociologia e Artes, organizado por meio de uma catalogação universal, que pode ser reconhecido em qualquer parte do mundo.




Comentários