Celebração em Ação de Graças à Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação a Fé.

“Igreja Missionária: sem confins,
sem fronteiras, junto com Paulina”


PREPARAÇÃO
- O local da celebração deve estar ambientado com símbolos missionários.

- Pode ser feito um painel com fotos e recortes sobre a vida dos missionários, dispostos em um lugar que chame a atenção.

- O altar deve ser decorado com velas ou tecidos que representem as cores missionárias: vermelho, para a America; branco, para a Europa; azul, para a Oceania; verde, para a África e amarelo, para a Ásia.

- Na entrada, um grupo de jovens pode entregar um folder com a vida e oração de Paulina Jaricot.

- Preparar os símbolos que acompanharam as ofertas (imagem de Paulina Jaricot, terço missionário, cofrinho missionário, cartaz da JM, pão e vinho).


SAUDAÇÃO
ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à casa do Pai.

Nesta celebração especial, nós, jovens missionários, queremos recordar a vida de Paulina Jaricot, uma jovem como nós, que lutou incansavelmente pelos mais necesitados e pelas missões além fronteiras. Leiga comprometida, mulher lutadora, cujo modelo de vida sempre foi Jesus Cristo. Com a proteção da Virgem Maria, realizou inúmeras coletas pelas missões da Santa Igreja.

Foi voluntária entre os doentes terminais em um hospital de Lyon, França, onde ela nasceu; ajudou prostitutas a se reintegrarem no mercado de trabalho; promoveu a oração do Rosário e dedicou especial atenção aos trabalhadores e suas condições de vida.

Paulina é a fundadora da Pontifícia Obra Missionária da Propagação da Fé, da qual a Juventude Missionária faz parte, e foi proclamada Venerável pela sua importante contribuição para as missões.

Neste espírito de serviço, entrega e dedicação e com a firme convicção de nos comprometermos, dia a dia, com a missão evangelizadora do Senhor, nos colocamos de pé para receber o celebrante, que em nome de Cristo vai presidir esta Eucaristia, e com alegria de sermos jovens missionários a serviço do Senhor, cantemos juntos.


ATO PENITENCIAL
CELEBRANTE: Ao iniciarmos a nossa celebração, recordamos o dia do nosso Batismo, o dia em que nos tornamos discípulos de Jesus Cristo. Sobre nós foi derramada a água da nova vida; o Espírito de Deus se uniu para sempre ao nosso espírito. E é por este mesmo Espírito que hoje, podemos ser chamados por Deus para a Missão.

Invoquemos à Ele hoje, sobre esta água, para que, redimidos dos nossos pecados, possamos participar da alegria que Jesus nos convida. (o sacerdote asperge a água sobre a assembleia enquanto proclama o perdão com as seguintes palavras:)

- Pela nossa preguiça e egoísmo, que não nos permite levar o Evangelho ao coração de cada pessoa. Rezemos...
Senhor, tende piedade de nós.

- Por não respondermos ao seu apelo de irmos além das nossas próprias fronteiras para ser luz de Cristo para o mundo. Rezemos...
Cristo, tende piedade de nós.

- Pela nossa falta de compromisso missionário com nossas comunidades e com a Missão permanente da Igreja. Rezemos...
Senhor, tende piedade de nós.


ORAÇÃO DOS FIÉIS
- Pelo Papa Bento XVI, para que acolhamos o seu convite de reaviver em nós o mandato missionário de Jesus e, assim, possamos ser uma Igreja Missionária que ilumine a todos os povos com o Evangelho do amor. Rezemos ao Senhor.

- Por todos os bispos, especialmente pelo nosso Bispo..., para que animem e acompanhem com amor paterno o povo de Deus e possam reavivar sua fé e compromisso cristão através de comunidades vivas e missionárias. Rezemos ao Senhor.

- Por todos os leigos, para que o Senhor suscite em nossos corações a preocupação e o compromisso missionário, para que, a exemplo de Paulina Jaricot, nos permita a avançar o olhar para além das fronteiras, para que todos os povos possam receber o Evangelho de Cristo. Rezemos ao Senhor.

- Pela nossa comunidade, para não nos fecharmos em nós mesmos e, assim, sejamos capazes de sair ao encontro de outras pessoas, especialmente daqueles que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Cristo. Rezemos ao Senhor.

- Para todos os jovens, para que, como Paulina Jaricot, sintam o forte apelo de Cristo, que os leva a lutar pelos mais necessitados com a oração constante e com ações concretas e eficazes. Rezemos ao Senhor.

- Pelos jovens missionários da nossa comunidade e de todo o Brasil, para que seu trabalho, guiado pelo Espírito Santo, não se esgote e se multiplique a cada dia. Rezemos ao Senhor.


OFERTÓRIO
ANIMADOR: A bondade do Senhor pôs à nossa disposição todos os bens materis e espirituais e nos ensina a rezar por nós e pelos nossos irmãos. Seguindo o exemplo de Paulina Jaricot, apresentamos ao Senhor o firme propósito de rezarmos e nos comprometermos mais concretamente com todos, em especial, por aqueles que não conhecemos.

• Apresentamos ao Senhor a imagem da venerável Pauline Jaricot juntamente com o Terço Missionário.
Paulina foi a fundadora da Obra da Propagação da Fé. Sua forte devoção Mariana a levou a ser verdadeiro exemplo de bondade e misericórdia de Cristo com os mais necessitados. Hoje a apresentamos como o nosso mais concreto exemplo de generosidade e espiritualidade missionária. Por meio do Terço Missionário, que nos recorda que a força Missão vem de Deus, através da nossa oração, nós queremos ser verdadeiros rosários vivos.

• Apresentamos nosso cofrinho missionário.
Senhor, hoje queremos ser colaboradores permanentes da Missão da nossa Igreja, é por isso que apresentamos o nosso cofrinho missionário que nos identifica com Paulina Jaricot, que desde muito jovem sempre esteve preocupada em apoiar espiritualmente e economicamente a grande tarefa da evangelização.

• Oferecemos o cartaz da Juventude Missionária (pode ser substituído por outro símbolo que contanha o logo da JM – bandeira, cruz, faixa, etc).
Hoje, os jovens da nossa comunidade, recordando a vida de Paulina Jaricot, querem renovar seu compromisso missionário. Queremos oferecé-los para que Cristo abençoe as suas vidas e mantenham vivo neles a sua vocação missionária.

• Apresentamos ao Senhor o pão e o vinho.
Pão e vinho que serão transformados no Corpo e Sangue de Cristo, que nos fortalece e nos anima para continuarmos nossa caminhada de discípulos, seguidores de Cristo missionário.


ENVIO MISSIONÁRIO
ANIMADOR: Irmãos, nossa Celebração Eucarística está terminando, mas nossa missão continua. A exemplo Paulina, voltarmos para nossas casas, onde tornaremos viva a Palavra e o mandato missionário de Jesus.

Com a força que nos foi dada pelo Espírito, seguimos em missão, fazendo com que todas as pessoas se tornem discípulos de Cristo. (cf. Mt 28, 19b).

Juntos, rezemos a oração pela canoninação de Paulina Jaricot:

Senhor, Vós inspirastes a Paulina Maria Jaricot a fundação da Obra da Propagação da Fé, a Organização do Rosário Vivo e seu compromisso radical com o mundo operário. Dignai-Vos agora apressar o dia em que a Igreja possa celebrar a santidade de sua vida. Fazei que seu exemplo arraste muitos cristãos a entregar-se ao serviço da evangelização, para que os homens e mulheres de hoje, em toda a terra, descubram Vosso amor infinito manifestado em Jesus Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Comentários