"A Palavra de Deus é um bem para toda a humanidade", afirma cardeal Scherer


Na manhã do dia 15, feriado da República, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidiu a Celebração Eucarística no VIII Encontro Nacional de Organismos e Instituições Missionárias - ENOIM, que acontece desde sábado, 13, no Centro Educativo de Assistência Social La Salle, Zona Leste de São Paulo.

Na sua reflexão, dom Odilo citou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Verbum Domini" de Bento XVI, fruto do Sínodo sobre a Palavra de Deus realizado em outubro de 2008.

"A Palavra de Deus é um bem não só para a Igreja, mas um bem para toda a humanidade", disse dom Odilo observando que, "isso nos coloca no início da Missão de levar a Palavra para todos os povos". Nesse sentido, o arcebispo de São Paulo recordou que, "a Palavra não pode ficar retida, escondida dentro da Igreja, mas deve ser comunicada ao mundo também para os que não querem ouvi-la, pois ela própria gera disposição de ouvir", alertou.

Por isso, segundo dom Odilo, tem sentido o apelo de Aparecida quando nos pede para ir ao encontro dos que ainda estão longe e não estão motivados para ouvir. "A Palavra de Deus gera vida nova no mundo, em suas diversas realidades que são espaços para que Deus transforme e os povos tenham mais vida", concluiu.

Como gesto de partilha, dom Odilo lembrou os cinco missionários da Comunidade Missão Belém na Arquidiocese de São Paulo, que no último Dia Mundial das Missões, 24 de outubro, foram enviados ao Haiti e já se encontram no bairro Cité de Soleil, na periferia de Porto Príncipe. Além de ter que lidar com as conseqüências do terremoto ocorrido no mês de janeiro, a cidade agora enfrenta um surto de cólera que já vitimou mais de 600 pessoas.

Após a missa Irmã Antônia Mendes, assessora nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB e que acaba de visitar o Haiti, mostrou uma série de fotografias e relatou o que viu e ouviu naquele país. Várias congregações religiosas atuam no Haiti. Este ano, um novo projeto intercongregacional, coordenado pela CRB e CNBB enviou, no mês de setembro, três irmãs para atuar naquela realidade.

O VIII ENOIM encerra suas atividades na tarde de hoje, 15, com uma conferência sobre os desafios da Missão e a vocação missionária como uma opção de vida, a cargo do teólogo padre Sérgio Bradanini, PIMI, seguida de propostas de ação para trabalhar a vocação missionária como opção de vida, trabalho coordenado pelo padre Joachim Andrade, SVD.

Jaime C. Patias
Fonte: Revista Missões







Comentários