ÁSIA/CHINA - Procissão mariana, peregrinação, mandato missionário, retiro espiritual, obras de caridade para o Dia das Missões


Informações colhidas pela Agência Fides relatam diversas iniciativas espirituais em várias comunidades católicas chinesas, do continente a Hong Kong, para o Dia Mundial das Missões, em 24 de outubro.

Segundo informa o Faith, de He Bei, depois de uma semana de Curso de formação sobre evangelização e formação de voluntários, com o tema “Servir Cristo, Servir a Igreja”, as paróquias da diocese de Chi Feng celebraram o solene Mandato Missionário durante a Santa Missa de 10 de outubro, para que retornando às suas comunidades, os participantes pudessem animar e orientar o caminho dos fiéis rumo ao Dia Mundial das Missões.

A comunidade da paróquia de Bo Xing ressaltou a importância das obras de caridade durante todo o mês missionário, principalmente em preparação ao Dia das Missões. Foi relatado um testemunho significativo de uma família da comunidade que tem três pessoas doentes em casa e um hectare de trigo a ser colhido. Os católicos chegaram quando a família estava à beira do desespero. Após meio dia de trabalho, 30 fiéis colheram todo o trigo do campo e à tarde debulharam todos os grãos. Os habitantes da aldeia se comoveram com este gesto de amor desinteressado e os católicos lhes repetiram as palavras de Jesus: “Cada vez que fizerem estas coisas a um só de meus irmãos menores, é como se o fizessem a mim”.

Já os fiéis da paróquia de Cang Kou, na província de Jiang Xi e da Catedral da diocese de Feng Xiang, na província de Shaani Xi, optaram por uma peregrinação como caminho preparatório para o Dia das Missões, confiando a Nossa Senhora a missão da evangelização em sua comunidade, na China e na Igreja Universal.

Os 31 sacerdotes da diocese de Heng Shui, da província de Hebei, participaram de um retiro espiritual de 8 dias, de 11 a 19 de outubro, ao lado do Bispo. Graças à orientação do Espírito Santo, que os faz sempre mais conscientes de sua missão, retornaram às suas comunidades com uma nova energia espiritual e missionária. Segundo informa o Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), a paróquia dedicada a Nossa Senhora do Terço organizou uma procissão mariana por ocasião da festa da padroeira com a adoração eucarística e a consagração de toda a comunidade, para invocar “a audácia missionária”.

FONTE: Agência Fides - 23/10/2010

Comentários