2º Congresso Missionário do Mato Grosso do Sul

Começou ontem, dia 23, o 2º Congresso Missionário em Dourados (MS), organizado pelo Conselho Missionário do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul). O encontro discute o tema “Igreja do Mato Grosso do Sul na missão permanente” e o lema “De batizados a uma Igreja de discípulos missionários”.

O congresso tem o objetivo de animar a missionariedade da Igreja no estado e despertar um novo ardor, incentivando também a iniciação cristã nas famílias. Estarão presentes alguns assessores das comissões Nacionais da CNBB e o bispo de Três Lagoas (MS), dom José Moreira e o bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom Eduardo Pinheiro.

A estimativa é que mil participantes passem pelo encontro até domingo, 26, encerramento do Congresso.


DADOS DO CONGRESSO

Tema: Igreja do Mato Grosso do Sul na missão permanente.

Lema: De batizados a uma Igreja de discípulos missionários.

Local: Dourados

Data: 23 a 26 de setembro de 2010

Inscrição: R$ 25,00

Participantes: 10 pessoas por paróquias, sendo que a cidade de Dourados poderá ter mais de 10 pessoas.

Objetivo Geral: Animar a missionariedade da Igreja no MS a serviço do Reino

Objetivo específico: Despertar um novo ardor missionário no Regional e incentivar a iniciação cristã nas e com as famílias.


TEMAS DE ESTUDOS
1. Missão e iniciação cristã: Ir. Zélia, assessora Dimensão Bíblico-Catequética (CNBB)

2 . Missão e Pequenas Comunidades (CEBs): Pe. Jaime Patias diretor e redator da Revista Missões

3 . Missão e Igreja Ministerial: Dom José Moreira (bispo de Três Lagoas)

4 . Missão e perfil do presbítero e da Vida Consagrada no Regional: Pe. Estevão Raschietti, do Centro Cultural Missionário(CCM-CNBB)

5 . Missão e Infância Missionária: Pe. Daniel Lagni (POM - CNBB)

6 . Missão e Juventude Missionária: Dom Eduardo Pinheiro (bispo auxiliar de Campo Grande)

7 . Missão e Pastoral Social: Pe. Alfredinho, substitui a Ir. Delci, por motivo de saúde (CNBB)

8 . Missão junto aos povos indígenas: Pe. Paulo Suess, assessor teológico do CIMI (CNBB)

9 . Missão e cultura afro-brasileira: Pe. Ari, Pastoral Afro (CNBB)

10 .Missão e meio ambiente: Pe. Adalberto Vanzella, secretário geral do Nordeste V, Maranhão (CNBB)

11. Missão e Educação Religiosa: Prof. Anísia, assessora de Educação (CNBB)


PROGRAMAÇÃO
Quinta, 23 - Chegada direta ao local, Colégio Imaculada Conceição, R. Ponta Porã, 1575, Centro: Missa de acolhida (aberta ao público); hospedagem nas famílias (Dourados), conforme a Oficina escolhida.

Sexta, 24 - Manhã e tarde: Encontros temáticos com assessores nas paróquias e à noite celebração missionária com o/a assessor/a e o pároco. (Todas as refeições desse dia serão nas famílias)

Sábado, 25 - 6h40: encontro dos missionários na Cruz Central e caminhada até o Colégio; 7h00: Missa Coxim e Três Lagoas); em seguida apresentação dos estudos da sexta (dia 24); 14h Missão nas paróquias; 20h: Noite Cultural no Colégio Imaculada. (refeições nas casas).

Domingo, 26 - 8h00: Inicio dos trabalhos no Colégio: Apresentação do Tema e Lema em consonância com as conclusões da sexta: (Escolher o assessor do grande Tema entre os assessores das oficinas temáticas, que trabalhará com uma equipe); 11h30: Missa Conclusiva e envio - aberta ao público. Almoço no local.

O Congresso Missionário é da Igreja

É importante a adesão dos congressistas para cada tema. Por isso você receberá um resumo de cada tema, pelo menos um mês antes, para se preparar bem.

1 . Missão e iniciação cristã. Deste tema poderão participar catequistas e outras pessoas ligadas à evangelização.

2 . Missão e Pequenas Comunidades (CEBs). Aqui não somente são convidados a participarem os animadores de Pequenas Comunidades, mas padres, religiosos/ e outras lideranças: ministros da comunhão eucarística, catequistas, etc.

3 . Missão e Igreja Ministerial. Todas as vocações podem participar deste tema: padres, catequistas, ministros, religiosos/as, etc.

4 . Missão e perfil do presbítero e da Vida Consagrada no Regional. É muito importante a participação de leigos neste tema, para que falem sobre o papel dos destinatários.

5 . Missão e infância missionária. Não só as crianças e adolescentes, mas outras pessoas.

6 . Missão e juventude missionária. Podem participar, além dos jovens, catequistas, pastoral da família, e SAV.

7 . Missão e Pastoral Social. Neste caso, qualquer agente de pastoral ligado à questão social.

8 . Missão junto aos povos indígenas. O tema em questão deve contar com a participação de pessoas indígenas, e demais envolvidas ou interessadas na causa.

9 . Missão e cultura afro-brasileira. Não somente negros participem, outras lideranças são chamadas a conhecerem a realidade.

1 0 .Missão e meio ambiente. Este tema está ligado a Campanha da Fraternidade 2011. É importante que pessoas que já trabalham nas Campanhas ou que estão ligadas à ecologia.

1 1 .Missão e Educação Religiosa. Este tema foi acrescentado depois, tendo em conta o acordo Brasil e a Santa Sé, que prevê o Ensino Religioso também nas Escolas públicas. É aberto a todos, mas, sobretudo, aos educadores.

Fonte: Diocese de Dourados e CNBB

Comentários

. disse…
Estoui seguindo esse Blog Maravilhoso..
visita e e segui o meu obrigado.
www.conexovida.blogspot.com