Jovens Portugueses em Missão no Brasil



Nove jovens católicos da Diocese de Coimbra, Portugal, acompanhados do padre Luís Miranda, partiram esta terça-feira, dia 27, para Chapadinha, no Nordeste brasileiro, onde vão estar, durante o mês de Agosto, em missão de solidariedade.

"Chapadinha não é terra de turismo, eles vão passar privações", avisou o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, na Igreja de Almagreira, Pombal, durante a eucaristia do envio do "Grupo Missionário João Paulo II", que aconteceu no último Domingo.

"A Igreja é feita disto: enviar, levar a sua riqueza, que não é dinheiro", disse.

O padre Luís Miranda, coordenador do grupo, comentou que "naquela terra, onde vivem 85 mil pessoas, os padres são um bocadinho «mal-amados», não pelo povo, mas pelos fazendeiros e seus capangas, que exploram os trabalhadores".

O sacerdote não hesita em denunciar a "fome, corrupção política e atentados à dignidade das pessoas", fenômenos que já observou naquele território, em missões anteriores.

É com esta realidade que se vai confrontar o grupo de jovens das paróquias de Santo António dos Olivais e São Martinho do Bispo, Guia e Pombal, Soure e Lousã.

"Eles vão; não levam dinheiro, mas o seu testemunho, amor, a imagem de que a igreja não tem fronteiras", afirmou D. Albino Cleto, sublinhando que "até Setembro, privam-se do conforto a que, cá, estão habituados".

O Bispo de Coimbra entregou ao Pe. Luís Miranda o Livro dos Evangelhos, definindo-o como "a riqueza da Igreja".

O prelado aproveitou a ocasião para comunicar que são cerca de 300 os jovens que partem em missão este Verão. "Em comum, têm todos o desejo de ajudar", explicou.

De acordo com o Pe. Luís Miranda, os jovens vão fazer "o que for preciso". "Sensibilizar", "ensinar", "fazer com". São gestos de cidadania e amor ao próximo que os movem, para o que lhes foi entregue os símbolos da missão, nomeadamente a cruz da missão e o terço missionário. No final, uma surpresa: um terço que lhes foi oferecido pelo Papa.

Comentários