Assembléia Diocesana da JM da Diocese de Itapipoca/CE

Estudar e aprofundar o perfil do jovem missionário é necessario para fortificar a vivência de cada grupo. Por isso há discussão e partilha de experiências. 

Na 1ª Assembléia Diocesana da Juventude Missionária de Itapipoca, regional NE1 -  Ceará, não foi diferente. Os grupos apresentaram cartazes com as características do jovem missionário, com o destaque para o lema: "Juventude Missionária, Sempre Solidária" e ainda um anagrama com as palavras JUVENTUDE MISSIONÁRIA, reforçando o compromisso com a missão além-fronteiras e fortalecendo a visão universal para tornar-se pescadores de homens, anunciadores da paz, da alegria, da caridade, ama a sua cultura e respeita a do próximo.

Foram salientadas perspectivas como solidariedade, batismo, missão além-fronteiras, respeito à cultura do próximo. Depois os próprios jovens foram dispondo as suas ideias. Em seguida, Sara tece alguns comentários a respeito do que foi dito, sobre os cinco continentes.


Apresenta-se o vídeo da Andressa como testemunho de vida como reforço da identidade e do perfil do jovem missionário. Dicas e orientações sobre como o encontro  ocorre dos grupos.

A partir desse perfil do jovem missionário houve a escolha da equipe e as obrigações da equipe diocesana que são: formações para os grupos, estar inserida dentro do programa de vida da diocese, assessoria permanente às paróquias na formação de novos grupos, separar as regiões da diocese com os nomes e cores dos continentes para se realizar intercâmbios entre os grupos, participações nas missões, fazer o mapeamento dos grupos e participação no COMIDI e no “setor” juventude (o assessor diocesano). Desta forma os outros membros poderão ajudar a equipe diocesana: estar aberto a acolher (assumir) as propostas da equipe diocesana, estar à disposição da equipe, colaborar com ideias, participar das formações e trabalhar junto com a catequese de crisma. Eis a equipe:
Assessora diocesana: Sâmia;
Vice-assessora: Irmã Aureni;
Secretárias: Clebiane e Inês;
Tesoureiro: Narcélio e Gelifane
Divulgação: Hilton e Elton
Assessores: São os mesmos das foranias.
Assessor por foranias / Contenentes:
I (Europa)- Catedral, São José, Cristo Redentor, São Francisco, Assunção e Tururu  - Elton (Catedral)
II- (África) – Itapajé, Umirim, Irauçuba, São Luiz do Curu, Uruburetama – Kelvin;      
III (Oceania) - Paraipaba, Trairi, Paracuru, Canaã, Mundaú -  Clebiane;
IV (Ásia)- Amontada, Itarema, Juritiânha, Miraíma, Almofala;  
V (América) – Pentecoste, Apuiarés, Tejuçuoca, General Sampaio – Hilton;
 
Tudo isso é fruto de muito trabalho missionário baseado na fé e na ação...
Jovens Missionários, Sempre Solidários.

Sara Guerra, JM Nordeste 1- Ceará














Comentários

Felipe Gonzalez disse…
Adoro essa galera de Itapipoca, me mostraram o real sentido da Juventude Missionária. Obrigado por tudo, obrigado Sara, obrigado Cleyton!