VATICANO - Apelo do Cardeal Ivan Dias: “É urgente sacerdotes e missionários em 3D”

O mundo precisa de sacerdotes e missionários em 3D (três dimensões), que cuidem da doutrina, da disciplina, da devoção” é o apelo lançado pelo Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Cogregação para a Evangelização dos Povos a todos os sacerdotes e aos missionários no mundo, em vista da conclusão do Ano Sacerdotal, proclamado por Bento XVI.

O Cardeal Dias interveio ontem à tarde na Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionários em andamento em Roma, e se deteve sobre a identidade e sobre a qualidade com que o sacerdote e o missionário deve cultivar em sua vida e em seu ministério dizendo: “Cada sacerdote, em seu caminho de crescimento e em seu ministério, deve cuidar de 3 dimensões: doutrina, disciplina, devoção. Olhar a doutrina, significa ser fiéis à Palavra de Deus, o magistério da Igreja, na observância das obras do Santo Padre. A segunda, a disciplina, é muito importante nos dias de hoje e deve ser mais aprofundada. Trata-se da disciplina mental e corporal, sinal e fruto de uma maturidade humana e espiritual. Entram nesse campo a formação à castidade e à corretas relações com o outro sexo; a gestão das discórdias e dos conflitos nas relações e na comunidade; a gestão de tempo livre e do uso de novas tecnologias. Para a devoção, gostaria de sublinhar que o sacerdote, em sua pequena ação cotidiana, deve ser um homem de Deus, deve dar prioridade ao espírito, recordando que está no mundo mas não é do mundo”.

O Cardeal pediu a todos os sacerdotes e missionários presentes para que sejam pessoas que “transpirem o sagrado, sobretudo na celebração da Santa Missa e na administração dos Sacramentos, ajudem ao próximo a encontrar a pessoa viva e operante de Jesus Cristo”.

O Cardeal Dias recordou que todo o sacerdote, como cada cristão, “tem em seu DNA o espírito da missão”, ou então “é um cristão não formado ou então não bem formado”. Como modelo de pessoa e de sacerdote que viveu em plenitude estas três dimensões, como o espírito missionário, o Prefeito de “Propaganda Fide” indicou a todos como exemplo o Cardeal John Henry Newman, que será beatificado em 19 setembro pelo Papa Bento XVI em sua viagem à Inglaterra.

FONTE: Agência Fides - 18/05/2010

Comentários