ESPANHA - Também São Francisco Xavier entre os Padroeiros do Dia Mundial da Juventude de Madri


São Francisco Xavier, Padroeiros das Missões, está entre os Santos Padroeiros do Dia Mundial da Juventude (DMJ) que se realizará, em Madri, em agosto de 2011. Segundo o site oficial do DMJ, a Santa Sé aprovou o elenco dos Santos Padroeiros escolhidos para a próxima edição do DMJ, todos de origem espanhola: Santo Isidoro (camponês), Santa Maria de la Cabeza, São João da Cruz, São João de Ávila, Santa Teresa d'Ávila, Santa Rosa de Lima, Santo Ignácio de Loyola, São Rafael Arnaiz e São Francisco Xavier.

O elenco dos padroeiros pretende repercorrer a história da Igreja na Espanha – explica na nota – partindo dos primeiros santos madrilenses.... (Santo Isidoro e Santa Maria), passando pelos fundadores dos Carmelitas Descalços e da Companhia de Jesus (Santa Teresa e Santo Inácio), um grande missionário do Oriente (São Francisco Xavier), o eminente representante da literatura mística (São João da Cruz), o propulsor da espiritualidade sacerdotal diocesana (São João de Ávila), a primeira santa da América hispânica (Santa Rosa) e um jovem de nossos tempos recentemente canonizado (São Rafael Arnaiz). 

Francisco Xavier nasce em 7 de abril de 1506 em Xavier, em Navarra, numa nobre família. Estuda em Paris onde encontra Inácio de Inácio de Loyola e em 1537 se torna sacerdote. Faz parte do pequeno grupo que em 1539 é protagonista na fundação da Companhia de Jesus. Nomeado Núncio Apostólico para as Índias, em 1542 chega a Goa, e vai a Tuticorin, para realizar sua tarefa específica, a evangelização dos pescadores de pedras, recém convertidos e sem algum cuidado pastoral. Também no Japão onde chegou em 1549, se empenha tenazmente na evangelização. Em 1552 tenta entrar na China, mas é atingido por uma forte febre que o leva à morte em 3 de dezembro de 1552. Beatificado em 1619 e canonizado em 1622, São Francisco Xavier è o Padroeiro do Oriente desde 1748, da Obra de Propagação da fé desde 1904, de todas as missões com Santa Teresa do Menino Jesus desde 1927.
 
FONTE: Agência Fides - 05/05/2010

Comentários