Trabalhar juntos a serviço da Missão Ad gentes: reunião dos Diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias do continente americano.

AMÉRICA/ESTADOS UNIDOS - Os Diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias do continente americano (Norte, Centro e América do Sul) encontram-se nos próximos dias para coordenar as linhas e estratégias comuns no trabalho para a Missão Ad Gentes. De 15 a 21 de março, na cidade de Orlando (USA), acontecerá a reunião anual dos Diretores das POM da América. Dom John E. Kozar, Diretor nacional das POM dos EUA, em nota enviada à Agência Fides destacou que “trabalhando juntos dessa forma para a Missão, mantemos viva a visão do Papa João Paulo II, que via a América como uma só realidade”.

Dom Kozar, que desta vez será o anfitrião da reunião, informou que participarão do encontro os representantes de 23 nações do continente. “Desejamos rever as necessidades missionárias de algumas Igrejas locais americanas – acrescentou -, mas principalmente as respostas de todas essas Igrejas e como trabalham juntos na Missão Ad Gentes”. Além dos 23 Diretores nacionais, também participará do encontro Padre Timothy Lehane, SVD, Secretário Geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé.

Entre as questões mais relevantes presentes na agenda desta reunião estão: o caminho após o CAM3 (Terceiro Congresso Missionário Americano) realizado em Quito (Equador); reflexão e primeira organização para o CAM4 que acontecerá em 2012 em Maracaibo (Venezuela); o Ano da fundadora da Obra da Propagação da Fé, Paulina Jaricot; partilha das experiências missionárias de cada país através do diálogo e da troca de materiais.

Pela Bolívia, participará do encontro Pe. Eugenio Scarpellini, Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias na Bolívia, que apresentará a rica experiência missionária da Bolívia e o trabalho de animação nas diversas jurisdições e também o tema da formação sobre temas específicos como o Ano Paulino, o Ano Sacerdotal... “Queremos partilhar – escreveu Pe. Scalpellini em nota enviada à Fides - as nossas propostas para o futuro, para poder chegar a mais pessoas possíveis, em colaboração com os setores específicos da sociedade e mostrar como a Conferência Episcopal da Bolívia e as Pontifícias Obras Missionárias estão trabalhando juntos a serviço da Missão Continental”.

FONTE: Agência Fides - 12/03/2010

Comentários