Reunião de Diretores Nacionais das POM nos EUA

Os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Continente Americano voltaram a se reunir, como tem ocorrido desde 2005, desta vez, de 15 a 21 de março, em Orlando (USA). Trata-se de uma oportunidade para intercâmbio das atividades nos vários países americanos e no continente como um todo, bem como para planejamento de estratégias comuns no trabalho para a Missão “ad gentes”.
Entre as questões relevantes presentes na agenda, constaram: o 4° Congresso Missionário Americano (CAM 4), que terá lugar em Maracaibo (Venezuela), de 22 a 27 de janeiro de 2013; o Ano de Paulina Jaricot (Lyon, França, 1799–1862), Fundadora da Obra da Propagação da Fé; a Missão Continental; a situação do Haiti após o terremoto de 12 de janeiro; partilha das experiências missionárias de cada país, por meio do diálogo e da troca de materiais.
Sobre a Missão Continental, Pe. Daniel Lagni, Diretor Nacional do Brasil, propôs a seguinte metodologia: ver o que existe, a que ponto já chegamos; avaliar as dificuldades e desafios; oferecer propostas para avançar. No Brasil, com suas 274 dioceses, 300 bispos em exercício e 130 eméritos, foi publicado um Projeto Nacional da Missão Continental aprovado pela CNBB. Foram realizados vários encontros regionais, visando dinamizar o tema da Missão permanente. Existem iniciativas conjuntas entre a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), as POM e o Centro Cultural Missionário/CNBB. A CNBB levou a sério este compromisso, e constituiu uma comissão para reflexão, animação e acompanhamento da Missão Continental no Brasil.
Participaram da Reunião, além dos 23 Diretores Nacionais do Continente, o Pe. Timothy Lehane, SVD, Secretário-Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, e D. Osvaldo Azuaje, Bispo Auxiliar de Maracaibo, que será o Secretário-Geral do CAM 4.
O próximo encontro ficou marcado para 14 a 18 de março de 2011, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
FONTE: POM

Comentários