Escola de formação para jovens missionários inicia dia 21 em Fortaleza (CE)

Com a proposta de orientar e preparar jovens para realizarem obras missionárias, a Juventude Missionária da Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, inicia, a partir do próximo domingo (21), a Escola de Formação, que terá atividades no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, na capital cearense.
Essa é a primeira vez que um estudo de formação para jovens missionários é realizado na cidade. Os encontros devem acontecer nas manhãs dos terceiros domingos de cada mês, até novembro deste ano. A exceção será apenas nos meses de agosto e outubro, quando os encontros serão realizados no segundo domingo do mês.
Podem participar da Escola jovens coordenadores de grupos e assessores. A ideia é que eles refundam o aprendizado em seus grupos, comunidades e paróquias. Também podem participar religiosos e demais interessados em aprofundar o conhecimento sobre o trabalho missionário de jovens. As obras missionárias são obras evangelizadoras e imprescindíveis para a educação e amadurecimento da fé dos fiéis e das comunidades.
A Juventude Missionária, que está sob a coordenação de Cleyton Paes, foi criada em setembro de 2007, em Fortaleza, e tem crescido desde então. O coordenador informou que no ano passado foi realizada uma série de encontros preparatórios para este momento de formação. A ideia é trabalhar no perfil do jovem missionário com ênfase nos carismas.
Segundo ele, durante a Escola de Formação serão abordados três temas. O primeiro é História e Carisma das Pontifícias Obras Missionárias (POM), enquanto o segundo vai falar sobre Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Já o terceiro e último tema tem foco na metodologia das quatro áreas integradas: realidade, espiritualidade, compromisso e testemunhos missionários.
Entre as atividades da formação os missionários participarão da Campanha Missionária em outubro, mês em que é comemorado o Dia Mundial das Missões. "Na campanha os jovens trabalharão em missões populares, onde poderão refletir sobre a realidade e as dificuldades das famílias atendidas", explicou Cleyton. No dia 17 deste mesmo mês haverá ainda o Acampamento Missionário.
Como atividade extra-escola foi realizado, no último dia 14, um retiro que teve a finalidade de aproximar os grupos e as paróquias, fortalecendo a comunhão e carismas. Já no final de dezembro acontecerá a Assembleia Arquidiocesana da Juventude Missionária para avaliar todo o trabalho feito durante o ano de 2010. Na ocasião também deve ser planejada a programação para 2011.
POM
As Pontifícias Obras Missionárias são um dos organismos oficiais da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária universal. Elas atendem e socorrem as mais diversas necessidades, materiais ou espirituais, das comunidades, despertando a responsabilidade para o compromisso na evangelização. Também promovem uma eficaz coleta para o bem de todas as missões atendendo às necessidades de cada uma, fortalecendo o espírito de solidariedade e partilha fraterna das comunidades cristãs.
Mais informações pelo blog: www.missaoradical.blogspot.com.
FONTE: www.adital.com.br

Comentários