Todos Missionários...!

Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho!” (Mc 16,16)

Posso eu ir pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a todos, sem sair de minha casa, de minha cidade? Como vou realizar esta tarefa, eu que não estou preparado, não recebi um chamado especial?”

Muitíssimas pessoas se põem essas perguntas. E quando em suas igrejas ouvem falar de “missões”, pensam nos missionários espalhados pelo mundo, e não sabem que as palavras de Jesus: “Vão pelo mundo e anunciem o Evangelho a todas as pessoas...” não foran dirigidas a uma classe especial de pessoas, e sim a todos que nascem neste mundo e acreditam em Jesus, que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e esperança de salvação!” (João 10,10).

Cada um de nós – declararam os Bispos reunidos na Conferência de Aparecida em maio 2007 – por ser discípulo de Jesus, é também missionário: todos, com nossa maneira de viver, somos responsáveis pelo anúncio da Boa Notícia do Evangelho.

Se pela nossa condição de vida nos podemos sair de casa para gritar ao mundo que Jesus veio trazer vida e esperança de salvação para todas as pessoas, também assim podemos e devemos ser missionários:

+ Com o nosso anseio e nossa oração para que todos conheçam o amor infinito de Deus Pai, que enviou seu Filho Jesus para dar sua vida por todos. Um amigo, muito simples e com pouca cultura, me dizia: “Eu me faço missionário ao rezar a todo momento “Pai nosso, seja feita a Tua vontade; venha a nós o Teu Reino!

+ Com nossos esforços para, no dia-a-dia, defender e promover a vida de todos, especialmente dos pequenos e dos injustiçados.

+ Com nossa coragem e confiança em resistir a tantas mentiras e maldades, que os grandes deste mundo despejam sobre o povo.

+ Com a simplicidade e a alegria de quem acredita que é filho/filha de Deus e repassa aos outros essa mesma certeza.

+ Com nossa ajuda material aos missionários, que andam pelo mundo, fortalecidos pela nossa fé e amparados pela nossa solidariedade.

Amigo! Amiga! Não diga mais que você não tem uma vocação especial. Você tem sim; todos temos. A nossa grande vocação é a VIDA, que recebemos de Deus; é o Batismo que nos faz semelhantes a Jesus, Filho de Deus. Vida e batismo são a grande vocação e o chamado especial de cada um.

Se você não se deixar sacudir e alegrar com isso, vai se deixar engolir pela idéias deste mundo: corre perigo de perder a sua vida e de deixar que muitas outras vidas sejam destruídas!

Padre Lino, Missionário Comboniano

Comentários