O Planeta está em Copenhage.

Começa hoje uma maratona que vai durar 14 dias. Muito, não é? Mas talvez não o suficiente para salvar o planeta das consequências do aquecimento global. E é disso que se trata. Isto é sério, muito sério...!

Os olhos do mundo viram-se para Copenhage (Holanda) onde decorre desde hoje, dia 7 até 18 de Dezembro, a cimeira do clima. Ali vão estar presentes 1200 delegados de 192 países. Para problemas globais, reuniões globais.

O mundo deposita as suas esperanças nos resultados desta grande reunião. E não é para menos! Um editorial partilhado hoje mesmo por 56 jornais de 44 países dão o tom deste clamor mundial que quiseram transformar, nesta iniciativa conjunta, numa “voz comum”. E fazem-no, afirmam, porque “a Humanidade enfrenta uma terrível emergência.”

Há quem acuse os que mais falam do tema de fomentarem alarmismo e de haver oportunismos políticos e econômicos nos diversos relatórios que tem vindo a lume nos últimos anos sobre alterações climáticas, aquecimento global, efeito estufa, desflorestamento, buraco na camada do ozônio… A “Verdade Inconveniente” de Al Gore, que venceu o prêmio Nobel em 2007, foi contestado por basear-se, segundo dizem, em dados manipulados. Ou seja, temos todos os ingredientes para sairmos disto mais confundidos que esclarecidos. Contudo, o tema está aí e continuará a encher capas de jornais, pelo menos nos próximos dias.

Nós, que estamos deste lado, torcemos para que saia uma luz desta reunião e, sobretudo, que possam tomar decisões concretas que impliquem os mais ricos, os mais poluidores. Caso contrário, continuamos no de sempre: os pobres, os mais pobres deste mundo, que são os que menos consomem, os que têm menor acesso à riqueza e aos recursos do planeta, os que menos poluem, é quem vai pagar, uma vez mais, o pato!

Que seja o encontro da justiça e não apenas mais uma fogueira de vaidades onde se encontram os grandes deste mundo, com belas declarações políticas, mas vazias de compromissos presentes e futuros.

A propósito lançamos uma nova enquête. Vá até a coluna direita do blog e vote! Deixe aqui a sua opinião nos comentários. Comente conosco o que você faz, no teu dia-a-dia, para evitar os problemas ecológicos e ambientais. De como esta problemática te ocupa e te preocupa, etc.

E agora a enquête: Como você vê a problemática do Aquecimento Global? - Com grande preocupação

- Com alguma preocupação

- É puro alarmismo

- Esse tema não me interessa

Comentários

Anônimo disse…
Faltou colocar a fonte da notícia:
http://consolatajovem.blogspot.com/2009/12/o-planeta-esta-em-copenhaga.html