Juventude Missionária unida na luta pela terra

A 5ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente foi realizada no dia 13 de setembro, a partir das 8:00, no assentamento Bom Pastor, em Sandovalina (SP), com tema “A Cana Destruindo Nossas Terras” e o lema “Justiça é Repartir a Terra para Multiplicar o Pão”.
A romaria é promovida pela CPT Pontal (Comissão Pastoral da Terra do Pontal), pastoral da Diocese de Presidente Prudente; cerca de 3.000 romeiros estiveram presentes. Várias paróquias se mobilizaram para este momento.
O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, deputados federais e estaduais, vários movimentos sociais; autoridades eclesiásticas: Dom José Maria (bispo da CPT do Estado de São Paulo), padres das pastorais sociais, representante da CPT Nacional e do Estado de São Paulo.
Este é um dos momentos de grande importância para a diocese de Presidente Prudente, e a Juventude Missionária não pôde deixar de fazer parte. Nas cinco edições do evento estivemos presentes com força e amor, apoiando a luta pela terra em nossa diocese.
A romaria começou com uma grande concentração na sede do assentamento Bom Pastor em Sandovalina. A sede fica a 25 km do trevo de Sandovalina. Após a concentração houve a abertura e acolhida dos romeiros.
Deu-se inicio a caminhada com uma cruz até o Rio Paraná (2 km de caminhada). Durante o percurso houve mais duas paradas para abordar o tema da romaria.
No Rio Paraná, a cruz foi mergulhada nas águas (simbolizando o compromisso com a reforma agrária e o meio ambiente) e posteriormente fincada no chão. A Cruz é sinal de luta e ressurreição. No local também foram plantadas muitas mudas de árvores.
De volta a sede do assentamento houve o encerramento e a confraternização dos romeiros.
Equipe Executiva do COMIRE Sul 1

Comentários