ÁSIA/HONG KONG - Jovens de Hong Kong se preparam para o Dia da Juventude Asiática que se realizará nas Filipinas em novembro.

O V Dia da Juventude Asiática se realizará em Tagaytay City, nas Filipinas, de 23 a 27 de novembro, mas tantas iniciativas prolongarão os dias da manifestação de 20 até 30 de novembro. O tema principal é “YAsia Fiesta! - Come together, Share the Word, Live the Eucharist!” inspirado no último Sínodo dos Bispos com no tema da Assembléia da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC) do último mês de agosto.

Segundo o site da Comissão para a Pastoral Juvenil diocesana de Hong Kong (www.dychk.org), a delegação de Hong Kong será formada por 40 jovens católicos e catecúmenos, de 18 a 35 anos. A comissão organizou também três encontros de formação preparatórios, que se realizarão no dia 6 de setembro, no dia primeiro e nos dia 7 e 8 de novembro, solicitando a ativa participação dos jovens. A delegação de Hong Kong partirá no dia 20 de novembro para Tagaytay City e voltará no dia 30 de novembro.

Segundo o que refere o jornal diocesano em língua chinesa, Kong Ko Bao, a comissão está preparando também o “Dia da Juventude diocesana” de dezembro. Serão realizados 4 encontros de oração para ajudar os jovens a conhecer a Palavra de Deus e aprofundar a relação com Deus.

Das informações enviadas à Agência Fides, a Igreja filipina se mostra imergida na atmosfera do Dia da Juventude. A peregrinação da Cruz de bambu iniciou em 14 de março e atravessou também as paróquias que se encontram nas áreas muçulmanas. O Dia da Juventude Asiática é uma iniciativa da Comissão para a Pastoral Juvenil, em colaboração como o grupo de jovens do Departamento de Leigos da FABC. Em sua estrutura se parece com o Dia Mundial da Juventude, enquanto os seus elementos fundamentais serão a peregrinação, o encontro geral, a reflexão, a partilha, os testemunhos, a oração e a celebração litúrgica, confiando-se na colaboração das famílias para a acolhimento. Segundo o grupo juvenil, este dia não é somente a celebração do Verbo Divino e da Eucaristia por parte dos jovens no contexto, na cultura e na comunidade asiática, mas é também uma oportunidade oferecida aos jovens para que se tornem mediadores da transformação da vida segundo os princípios oferecidos aos jovens para que se tornem mediadores da transformação da vida segundo os princípios cristãos. A primeira edição do Dia da Juventude Asiática se realizou na Tailândia em 1999, depois em Taiwan (2001), na Índia (2003), em Hong Kong (2006).

FONTE: Agência Fides - 17/07/2009

Comentários